Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atrás de Turquia e Malásia

De 28 países, Brasil é o 3º mais favorável à recepção de refugiados, diz pesquisa

Folhapress
16 jun 2021 às 17:52
- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Segundo uma pesquisa feita em 28 nações, o Brasil é a terceira com a população mais aberta a receber refugiados, e a maioria no país afirma acreditar que as fronteiras devem estar abertas a estrangeiros que sofrem com guerras e perseguições, mesmo durante a pandemia.


O estudo, do instituto Ipsos, ouviu mais de 19.500 pessoas com idades entre 16 e 74 anos. No Brasil, foram 1.000 entrevistados, e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre os brasileiros, 78% disseram concordar que pessoas que sofrem com guerras e perseguições devem poder buscar refúgio em outras nações, inclusive no Brasil. O país empata com a Holanda e está atrás apenas da Argentina e da Itália, onde 79% disseram o mesmo. A média mundial foi de 70%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Preocupante

Crianças brasileiras estão ficando mais altas e obesas, aponta Fiocruz

Imagem de destaque
Impacto emocional

Abuso do uso de telas pode impactar relações amorosas e familiares

Imagem de destaque
De nove anos

Pato aposta em neto de Silvio Santos, filho de Patrícia, no tênis

Imagem de destaque
Inusitado

Jornalistas que viajam no avião da Presidência dos EUA são alertados para não pegarem itens


Na outra ponta, os países com entrevistados menos abertos a receber refugiados foram Coreia do Sul (51%), Arábia Saudita, Hungria e China (63% cada um).

Publicidade


Malásia, Turquia e Índia são os países nos quais mais pessoas disseram ser contrárias à abertura das fronteiras neste momento: 82%, 75% e 69%, respectivamente. Globalmente, a média foi de 50% de defesa das fronteiras fechadas na
pandemia.


Questionados se o país deveria aumentar, diminuir ou manter inalterados os gastos de apoio aos refugiados em decorrência da crise da pandemia de Covid-19, 38% dos brasileiros disseram que os valores não deveriam mudar, 31% afirmaram acreditar que devem ser menores, e 18%, que devem aumentar.

Publicidade


Segundo tratados internacionais, refugiados são pessoas que estão fora de seu país de origem devido a "fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido a uma grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados" -a definição é do Acnur, comissariado da Organização das Nações Unidas para o tema. Venezuelanos e sírios estão entre as principais nacionalidades que costumam ser reconhecidas com o refúgio no Brasil.


De acordo com a pesquisa do Ipsos, 6 em cada 10 entrevistados na média dos 28 países responderam que desconfiam dos estrangeiros que querem ingressar em seu país como refugiados. Para eles, trata-se, na verdade, de pessoas que querem entrar por razões econômicas ou para tirar vantagem dos serviços de assistencialismo oferecidos pelo governo.

Turquia (81%), Malásia (76%) e Rússia (75%) foram os países com maior índice de desconfiança, e EUA (49%), Japão (50%) e Canadá (52%), os da outra ponta. Os brasileiros estão próximos do Canadá, com 53%.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade