Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Dia do Amigo: psicóloga destaca a importância da amizade e explica como manter relações saudáveis

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 jul 2021 às 08:51
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Dia do Amigo é celebrado em 20 de julho. A data foi criada em Buenos Aires, na Argentina, pelo professor, músico e filósofo Enrique Ernesto Febbraro. A inspiração foi a chegada do homem à lua em 20 de julho de 1969. Febbraro, ao sugerir a celebração, defendeu que a conquista de chegar à lua também deveria ser considerada uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do planeta. Assim, em 1970, o Dia do Amigo foi comemorado pela primeira vez no mundo.

No Brasil, a data ganhou força nos anos 90. Apesar de não ser uma data comercial e não estar relacionada a nenhum feriado, o dia está presente no calendário oficial de algumas cidades, como em Belo Horizonte e também do estado do Rio de Janeiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A psicóloga e coordenadora do curso de psicologia da Faculdade Pitágoras Unopar, Giuliana Carmo Temple, defende que é importante celebrar e cultivar as amizades. "Com os amigos nós podemos compartilhar diferentes momentos desde aqueles de alegria até os mais tristes, além de dividir pensamentos e emoções, o que pode minimizar o estresse, medo e insegurança. Além disso, os laços de amizade reforçam comportamentos de empatia, paciência e compreensão, além de ajudarem a melhorar a saúde mental, o que é essencial para nós principalmente num momento de crise como esse que estamos vivendo”, diz a coordenadora.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

'Quadro psicótico', diz Vanessa Lopes ao falar sobre o que a fez sair do BBB

Imagem de destaque
Eleições 2024

Justiça Eleitoral está preparada para combater fake news, afirma juíza de Londrina

Imagem de destaque
Alerta

Idosos e crianças fazem parte dos grupos de risco para dengue grave

Imagem de destaque
Treta

Polícia indicia mulher, amante e cúmplice por falso sequestro no Paraná


Em tempos de pandemia, Giuliana afirma que manter contato com os amigos, mesmo que de forma virtual, se faz ainda mais necessário. "Mesmo à distância é importante mostrarmos aos amigos o quão especiais eles são em nossas vidas.Isso contribui de forma significativa, pois sentir-se querido libera a ocitocina, um hormônio que estimula a interação e contato entre as pessoas, contribuindo para minimizar o nível de ansiedade e estresse”, explica a docente.


Cultivar boas amizades, de acordo com a psicóloga, é um processo de construção paulatina na busca de interesses e gostos em comum. "A amizade se fortalece com o tempo. Ela é baseada pela pela ajuda mútua, respeito e reciprocidade. Além disso, é um vínculo que se escolhe, por isso tem um peso diferente da família. Os amigos contribuem para a construção da nossa própria identidade, ideias e valores, sensação de pertencimento e objetivos de vida. Com o tempo essa relação fica mais fortalecida, com o conhecimento e experiências adquiridas ”.

A profissional da saúde alerta que também é preciso tomar cuidado para que a amizade não se torne uma relação tóxica. "É preciso ficar atento se aquela amizade não te faz bem e isso é fácil de perceber. Se a pessoa te traz estresse, ansiedade, angustia ou até mesmo tristeza é melhor se afastar, pois estamos diante de um relacionamento tóxico. Essas pessoas dão um jeito de manter a pessoa que maltratam sempre leal, sempre próxima e muitas vezes, gostamos de dar o benefício da dúvida para as pessoas e conviver mais com elas antes de fazer qualquer tipo de julgamento e assim vamos "empurrando com barriga” essa amizade que não faz bem para a nossa saúde mental”, conclui Giuliana.

Outras celebrações

Outras três datas celebram a amizade no Brasil. Apesar do dia 20 de julho ser o mais popular nos países da América, algumas pessoas no Brasil também comemoram a data em 18 de abril. Outra data também dedicada à amizade é 30 de julho. Isso porque em 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou durante a assembleia geral da organização o Dia Internacional da Amizade. O intuito da ONU é que a amizade entre povos, países, culturas e indivíduos possa inspirar esforços pela paz e construir ligações mais fortes entre comunidades. Mais recentemente, em 2016, o Facebook definiu o dia 4 de fevereiro como o Dia do Amigo. A data foi escolhida por Mark Zuckerberg por ser a data da criação do Facebook.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade