30/07/21
PUBLICIDADE
Entenda

Dia do Amigo: psicóloga destaca a importância da amizade e explica como manter relações saudáveis

Pixabay
Pixabay


Dia do Amigo é celebrado em 20 de julho. A data foi criada em Buenos Aires, na Argentina, pelo professor, músico e filósofo Enrique Ernesto Febbraro. A inspiração foi a chegada do homem à lua em 20 de julho de 1969. Febbraro, ao sugerir a celebração, defendeu que a conquista de chegar à lua também deveria ser considerada uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do planeta. Assim, em 1970, o Dia do Amigo foi comemorado pela primeira vez no mundo.

No Brasil, a data ganhou força nos anos 90. Apesar de não ser uma data comercial e não estar relacionada a nenhum feriado, o dia está presente no calendário oficial de algumas cidades, como em Belo Horizonte e também do estado do Rio de Janeiro.

A psicóloga e coordenadora do curso de psicologia da Faculdade Pitágoras Unopar, Giuliana Carmo Temple, defende que é importante celebrar e cultivar as amizades. "Com os amigos nós podemos compartilhar diferentes momentos desde aqueles de alegria até os mais tristes, além de dividir pensamentos e emoções, o que pode minimizar o estresse, medo e insegurança. Além disso, os laços de amizade reforçam comportamentos de empatia, paciência e compreensão, além de ajudarem a melhorar a saúde mental, o que é essencial para nós principalmente num momento de crise como esse que estamos vivendo”, diz a coordenadora.

Em tempos de pandemia, Giuliana afirma que manter contato com os amigos, mesmo que de forma virtual, se faz ainda mais necessário. "Mesmo à distância é importante mostrarmos aos amigos o quão especiais eles são em nossas vidas.Isso contribui de forma significativa, pois sentir-se querido libera a ocitocina, um hormônio que estimula a interação e contato entre as pessoas, contribuindo para minimizar o nível de ansiedade e estresse”, explica a docente.

Cultivar boas amizades, de acordo com a psicóloga, é um processo de construção paulatina na busca de interesses e gostos em comum. "A amizade se fortalece com o tempo. Ela é baseada pela pela ajuda mútua, respeito e reciprocidade. Além disso, é um vínculo que se escolhe, por isso tem um peso diferente da família. Os amigos contribuem para a construção da nossa própria identidade, ideias e valores, sensação de pertencimento e objetivos de vida. Com o tempo essa relação fica mais fortalecida, com o conhecimento e experiências adquiridas ”.

A profissional da saúde alerta que também é preciso tomar cuidado para que a amizade não se torne uma relação tóxica. "É preciso ficar atento se aquela amizade não te faz bem e isso é fácil de perceber. Se a pessoa te traz estresse, ansiedade, angustia ou até mesmo tristeza é melhor se afastar, pois estamos diante de um relacionamento tóxico. Essas pessoas dão um jeito de manter a pessoa que maltratam sempre leal, sempre próxima e muitas vezes, gostamos de dar o benefício da dúvida para as pessoas e conviver mais com elas antes de fazer qualquer tipo de julgamento e assim vamos "empurrando com barriga” essa amizade que não faz bem para a nossa saúde mental”, conclui Giuliana.

Outras celebrações

Outras três datas celebram a amizade no Brasil. Apesar do dia 20 de julho ser o mais popular nos países da América, algumas pessoas no Brasil também comemoram a data em 18 de abril. Outra data também dedicada à amizade é 30 de julho. Isso porque em 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou durante a assembleia geral da organização o Dia Internacional da Amizade. O intuito da ONU é que a amizade entre povos, países, culturas e indivíduos possa inspirar esforços pela paz e construir ligações mais fortes entre comunidades. Mais recentemente, em 2016, o Facebook definiu o dia 4 de fevereiro como o Dia do Amigo. A data foi escolhida por Mark Zuckerberg por ser a data da criação do Facebook.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
Continue lendo
A hora do 'sim'

Casais voltam a disputar datas para festas de casamento com avanço na vacinação

30 JUL 2021 às 15h44
Receio maior entre mulheres

Medo de perder emprego apresenta queda entre brasileiros

30 JUL 2021 às 14h49
Iniciativa do Depen

Concurso literário é promovido em presídios do Paraná

30 JUL 2021 às 10h05
Coronavírus

Um terço dos brasileiros tem medo de ir a bares e restaurantes, diz CNI

30 JUL 2021 às 09h22
Sem remédios desnecessários

Cabelos e unhas sem vida? Uma alimentação saudável pode ser a sua maior aliada

29 JUL 2021 às 15h59
Novos hábitos

Maneiras diferentes de aproveitar ambientes externos e treinar ao ar livre

28 JUL 2021 às 15h45
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados