Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia do Beijo

Dia do Beijo: Como a pandemia mudou o costume de cumprimento com beijinhos

Heloisa Corso - Estagiária*
09 abr 2021 às 16:07
- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As medidas de distanciamento social para prevenção do novo coronavírus fez o mundo inteiro ter que readequar costumes comportamentais e buscar novas formas de expressão. No Brasil, com o cumprimento de beijinhos no rosto, não foi diferente.


Qualquer especialista sério da área de Saúde prega que, quanto maior o distanciamento e uso de máscaras, menor são as chances de contrair a doença. Isso significa que qualquer tipo de contato físico deve, a todo custo, ser evitado. Como, então, se pode demonstrar afetividade com os outros e como lidar com os efeitos desse afastamento?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Antes de tudo, é fundamental entender o porquê desse costume sociocultural do brasileiro. De acordo com o psicanalista Sylvio do Amaral Schreiner, a importância do beijinho está atrelada a necessidade desse povo de estar em contato com outra pessoa, uma vez que se associa muito o afeto com o contato, o toque e o estar perto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt

Imagem de destaque
Entenda

STF permite uso de vestimentas religiosas em foto de documentos oficiais

Imagem de destaque
O tio Paulo

O que se sabe sobre o caso do idoso morto em banco do Rio

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu


Em termos gerais, o beijo é sempre carregado de muitos significados, seja em qualquer região do corpo. A professora de Antropologia da Universidade Federal da Paraíba, Ednalva Maciel, ressalta que não é coisa da modernidade: "O beijo não é um comportamento novo, é muito antigo. E cada sociedade considerou e considera o 'beijo' culturalmente e simbolicamente de forma diferente, ou seja, o valor atribuído ao ato ou ação de beijar - varia de sociedade para sociedade, mesmo historicamente e dentro de cada sociedade. O fato é que o beijo, entre nós, representa uma atitude de carinho, na maioria das vezes e isso significa muito para a pessoa em formação como um ato de amor”, afirma a antropóloga.

Publicidade


Em relação à demonstração de afeto em meio à pandemia, o costume brasileiro teve que mudar, mas isso não significa que não há mais esse tipo de interação. Agora, usa-se outras artimanhas para sociabilizar, como o toque de punhos ou até mesmo enviar beijos pelo ar. Para Schreiner, a melhor forma de demonstrar afeto é usando a criatividade, uma vez que, com o uso das máscaras, o olhar – por exemplo - se transformou em algo muito importante e tornou-se uma bela forma de expressar ternura.


O que é mais importante ressaltar, ainda mais no dia do beijo, é que, mesmo rompendo com aquilo que socialmente já estava estabelecido, a afetividade não precisa acabar, nem mesmo nesse período de pandemia. Essa demonstração não é só uma questão geográfica de proximidade, e sim emocional. Se existe a verdadeira emoção, é possível encontrar meios de estar próximo e expressar.


Com informações de A União

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade