Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cultura do Brasil

Dia do Folclore: conheça as lendas mais populares no Brasil

Caroline Knup - Estagiária*
21 ago 2020 às 11:53
- Reprodução/Diller/Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Comemorado anualmente em 22 de agosto, o dia do Folclore foi instituído em 1965 com o objetivo de valorizar as manifestação folclóricas de todo o Brasil. Isso porque os mitos e lendas contados de geração para geração pertencem ao escopo histórico, cultural e social da população brasileira.


Folclore é, por definição, o conjunto de conhecimentos de um determinado povo. Neste conjunto estão inseridos contos, lendas, mitos, músicas, danças e festas populares.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O folclore brasileiro mescla elementos das culturas africana, indígena e europeia. Para celebrar essa data tão importante, que tal relembrar os principais mitos e lendas que integram a cultura brasileira?! Veja a lista abaixo:

Leia mais:

Imagem de destaque
Diz IBGE

Insegurança alimentar no Brasil ainda afeta mais os moradores do campo

Imagem de destaque
Dados do IBGE

No Brasil, uma em cada dez famílias enfrenta insegurança alimentar

Imagem de destaque
Sentiu

Gracyanne Barbosa diz que devia ter feito terapia de casal com Belo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda o que é Tranca Rua, citado em projeção de Ludmilla


Iara

Publicidade


Conhecida como mãe d'água, Iara pertence a uma lenda de origem tupi. Representada por uma sereia, Iara é uma mulher de beleza incomparável que atrai os homens para as águas com canções. O objetivo é matá-los.


A lenda de Iara conta que, antes de se tornar sereia, ela era uma indígena de extrema beleza e inteligência. Invejada por irmãos e colegas, ela sofre uma tentativa de assassinato, mas é Iara que acaba por matar os envolvidos. Como punição, ela é lançada ao rio Negro e Solimões, tornando-se sereia e tendo o objetivo de matar homens.

Publicidade


Cuca


A lenda da Cuca, de origem portuguesa, assusta crianças ao redor de todo o Brasil, já que conta que uma velha de aparência horrenda e com cara de jacaré nunca dorme e está sempre atenta para capturar os pequenos desobedientes.

Publicidade


Associada ao bicho papão, a história é comumente conhecida pela música "Nana neném, que a Cuca vem pegar".


Boto

Publicidade


De origem amazônica, a lenda do Boto conta que o animal, que é comumente encontrado nos estados da região Norte do Brasil, sai dos rios da região na época de festas juninas e se transforma em um homem de beleza inigualável. A história diz que o objetivo do Boto - também conhecido como boto cor-de-rosa - atrai mulheres para o fundo do rio e as engravida.


Essa lenda é bastante difundida na região Norte e muitos dizem que filhos de pais desconhecidos são filhos do Boto.

Publicidade


Lobisomem


De origem europeia, a lenda do lobisomem é uma das mais conhecidas do folclore brasileiro. O mito conta que, quando uma mulher tem sete filhas e o oitavo é um homem, ele se transformará em lobisomem. O monstro é uma mistura de homem e lobo, que se alimenta de sangue.

Publicidade


De acordo com a lenda, a transformação de homem para lobisomem ocorre à meia-noite de uma noite de lua cheia. Contudo, ao amanhecer, ele volta à forma humana.


Mula sem cabeça


A mula sem cabeça consiste em um monstro que tem forma de mula, não tem cabeça e, no lugar, solta fogo. Segundo a lenda, mulheres que namoram padres se tornam mulas sem cabeça.


Saci-pererê


De origem tupi-guarani, a lenda do Saci-pererê é uma das mais lembradas pelos brasileiros quando o assunto é folclore. Representado por um menino negro com apenas uma perna, o Saci fuma um cachimbo e usa um capuz mágico, que o dá poderes.


Travesso, o Saci é conhecido por assustar e causar desordem nas áreas rurais do País.


Curupira


O Curupira é, assim como um Saci, um menino travesso. Representado por um jovem de cabelo vermelho e de pés virados para trás, o personagem tem origem tupi-guarani.


Conhecido por proteger a fauna e a flora brasileira, o Curupira usa seus pés virados para trás para enganar caçadores.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade