Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Você é feliz?

Dia Internacional da Felicidade traz reflexão sobre ser e estar feliz

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 mar 2019 às 14:01
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Desde 2013, a ONU celebra o Dia Internacional da Felicidade todo dia 20 de março. Mas não é de hoje que o assunto está em pauta. "A felicidade é quase uma fantasia que todos desejam! Imaginamos fogos de artifício, um sol brilhando, céu azulzinho...No entanto, a felicidade está mais para um adjetivo do que substantivo. Talvez um verbo. A felicidade é um momento, um caminho", diz a psicóloga Paula Cordeiro, do Núcleo Evoluir em Londrina.


Segundo a psicóloga, "não há um ‘estado pleno’ de felicidade. Ao longo de nossa vida, vivemos situações felizes. A felicidade é então, algo que sentimos em diferentes momentos e situações". Ela usa a metáfora de carros em uma rodovia para explicar o vaivém de sentimentos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Carros podem passar várias vezes ao dia por ali. São como nossos sentimentos, que não ficam ‘parados e estáticos’, mudam o tempo todo. A vida oscila, e como o sentimento interage com a vida, ele oscila também. Às vezes, imaginamos a felicidade como um serzinho que está dentro da gente, que comanda nossas emoções. Mas não é bem assim. Por isso, é normal que no mesmo dia tenhamos vários sentimentos."

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt

Imagem de destaque
Entenda

STF permite uso de vestimentas religiosas em foto de documentos oficiais

Imagem de destaque
O tio Paulo

O que se sabe sobre o caso do idoso morto em banco do Rio

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu


Ainda na reflexão sobre a felicidade, a escolha dos verbos diz muito. "Podemos usar o ‘estar feliz’, ‘sentir-se feliz’ no lugar do ‘ser feliz’. Assim conseguimos identificar melhor o que nos faz sentir/ficar assim. Os sentimentos – inclusive a felicidade – estão intimamente relacionados e interagindo com todo o contexto da nossa vida. Portanto, quando a nossa vida emocional e física está em um momento "saudável", a probabilidade de termos momentos felizes é maior", ensina Cordeiro.


A psicóloga ainda lembra que hoje existe a ciência da felicidade, um tema que vem sendo muito estudado. "É importante que a ciência e pontos de estudo se proponham a estudar esse tema. Mais importante ainda é entendermos que nem sempre será possível sermos felizes. Por mais que a gente consiga entender como a felicidade funciona, não é interessante que sejamos sempre felizes. Porque isso estaria em desacordo com muitas situações de nossa vida", enfatiza.

Para a profissional, "em vez de tentarmos ser ‘mais felizes’ podemos tentar aprender a identificar e aproveitar os momentos de felicidade. Buscar autoconhecimento pra saber o que nos faz sentir felizes e assim poder ajeitar alguns momentos da vida com o objetivo de sermos mais felizes. Mas nada disso será suficiente se não aprendermos a viver no momento presente, pra que possamos aproveitar o momento feliz!".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade