20/09/20
°/°
PUBLICIDADE
Emagrecimento

Dieta cetogênica: conheça o que é e quais os benefícios e malefícios

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


A redução de carboidratos é uma das principais estratégias para perder peso. As dietas conhecidas como low carb são famosas e consistem na diminuição de ingestão de alimentos enriquecidos com este nutriente, como a farinha branca e o arroz.


Baseado nessa premissa, a dieta cetogênica surge como uma opção para aqueles que buscam perder peso. "A dieta cetogênica nada mais é do que uma estratégia nutricional rica em gordura, adequada em proteína e com baixíssima ingestão de carboidratos", explica Rafaela Pistori, nutricionista clínica de Londrina.

O objetivo principal dessa estratégia é a perda de peso e, para isso, conforme pontua Pistori, a dieta faz com que organismo utilize gorduras para produzir energias, que ocorre por meio da produção de corpos cetônicos - o que dá nome à estratégia alimentar.

"Quando a oferta de carboidratos é pequena, o corpo precisa utilizar fontes de gordura como energia, o que é chamado de quadro de cetose. O corpo utiliza ácidos graxos para produzir os corpos cetônicos, que, por sua vez, conseguem fornecer energia suficiente para manter o corpo em adequado funcionamento mesmo com a falta de carboidratos", conta a especialista.

Assim como todas as estratégias de emagrecimento, a dieta cetogênica precisa ser feita em conjunto com um profissional nutricionista, já que oferece benefícios e malefícios, que devem ser avaliados com cautela.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR

Conheça os riscos da dieta low carb para a saúde

Funciona? Conheça os mitos da alimentação low carb

Os principais alimentos permitidos na estratégia cetogênica são fontes de gordura e de proteína, como carne vermelha, peixes, manteiga e queijos. Em contrapartida, os alimentos menos recomendados para quem busca perder peso com essa dieta são as fontes de carboidrato, como pães brancos, arroz branco e massas.

Conforme explica Pistori, estudos recentes mostram que indivíduos adaptados à estratégia cetogênica podem usufruir de diversos benefícios. "Por conter baixa carga glicêmica e, com isso, reduzir os níveis de insulina, a dieta cetogênica pode trazer benefícios no tratamento de várias patologias, como epilepsia, obesidade, diabetes, dislipidemia e hipertensão", aponta.

Além disso, a nutricionista afirma que a dieta cetogênica auxilia na perda de gordura corporal. "Basicamente, o que acontece nessa estratégia é que o corpo obtém energia por meio de fontes de gordura e, para isso, não usa somente as gorduras provenientes da alimentação, mas também a gordura corporal estocada."

Apesar de apresentar benefícios, a estratégia cetogênica possui malefícios e contraindicações. Por isso, a nutricionista reforça a necessidade do acompanhamento com um profissional especialista. As consultas com o nutricionista ajudam o profissional a definir se a dieta é ou não indicada para o paciente.

"De forma geral, os pacientes relatam que, nos primeiros dias da dieta cetogênica, é comum sentir cansaço, falta de energia, irritabilidade e dor de cabeça. A esse período nós damos o nome de 'cetoadaptação', que é quando corpo está produzindo os corpos cetônicos, mas ainda não consegue utilizá-los de forma satisfatória", explica Pistori.

Diante de benefícios e malefícios, o ideal é que o paciente busque orientação de um especialista, que deve avaliar se a dieta cetogênica é a melhor estratégia para a perda de peso.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.
Caroline Knup - Estagiária*
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Desenvolvimento
Literatura: veja 3 dicas de como pais podem ler para crianças
18 SET 2020 às 17h52
Confira!
Não posso aceitar, não quero escolta, diz Padre Julio Lancellotti
18 SET 2020 às 09h05
Neste sábado
Associação Metropolitana de Artesanato Pé Vermelho abre loja no Shangri-la em Londrina
18 SET 2020 às 08h50
Recuperação
'Quando acontece com você é sofrido', diz servidor de Tamarana curado da Covid-19
17 SET 2020 às 20h18
Igreja católica
'Amo seus filhos assim como são', diz Papa a pais de pessoas LGBT
17 SET 2020 às 11h18
Rosh Hashaná
Pela primeira vez no Brasil, cerimônia do Ano-Novo Judaico será transmitida online
17 SET 2020 às 10h27
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados