Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuide-se!

Dores musculares no frio? Confira dicas de especialista para prevenir e amenizar

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 jun 2020 às 10:32
- Reprodução/Dane Wetton/Unsplash
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesta tão aguardada chegada de dias com temperaturas mais baixas, quem nunca parou para se perguntar: "é impressão minha ou sinto mais dores no frio?”. Talvez não seja apenas impressão. E embora ainda não haja comprovação científica, muitos profissionais da área da saúde acreditam que sim, há relação entre dor e frio.

De acordo com o fisioterapeuta Bernardo Sampaio, Diretor clínico do ITC Vertebral e do Instituto Trata de Guarulhos, em baixas temperaturas, algumas alterações ocorrem no metabolismo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Com o frio, os músculos e vasos sanguíneos realizam contrações involuntárias para manter o corpo aquecido e por conta destas contrações de defesa, aumentam as chances de tensões musculares e também de rigidez articular, dando a impressão de aumento de dores no inverno”, explica o especialista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reflexão

Seleção: Danilo pede conscientização após casos de Daniel Alves e Robinho

Imagem de destaque
Matador de Aluguel

Saiba como foi a dieta radical feita por Jake Gyllenhaal para novo filme

Imagem de destaque
Pesquisa

58% dos brasileiros são contra o fim da reeleição, mostra Datafolha

Imagem de destaque
Finanças

Governo Lula bloqueia R$ 2,9 bi do Orçamento e mantém déficit dentro da meta fiscal


Há quem diga que pessoas mais magras também sentem mais frio e consequentemente mais dores, pois acreditam que a camada de gordura do corpo possa aquecer, mas de acordo com o fisioterapeuta, isso é um mito.

Publicidade


Para Sampaio, a relação de sintomas dolorosos e a baixa temperatura não estão ligadas ao aumento ou diminuição de massa corpórea, mas sim às atividades diárias realizadas pelos indivíduos. Pessoas sedentárias tendem a sentir mais dores, já que ficam na maior parte do tempo encolhidas para afastar o frio.


Outros que podem ser prejudicados pelo frio, são os idosos que possuem uma maior rigidez articular. Para agravar, com as mudanças de temperatura há o excesso de contração muscular o que aumenta a rigidez e consequentemente diminui o aporte sanguíneo para a musculatura.

Publicidade


"Esse mecanismo pode gerar desconforto. Em casos de idosos que já possuem doenças degenerativas como, por exemplo, as artroses, ou mesmo doenças reumáticas este fator metabólico é um ponto a se considerar, pois tais patologias têm como característica rigidez articular”, sinaliza o fisioterapeuta.


Podemos concluir que é possível que o aumento de sintomas de dor ocorra durante dias frios, mas cada caso é um caso, e nem sempre esse é o devido motivo. Assim, é sempre importante consultar um profissional. No entanto, para evitar possíveis desconfortos, o fisioterapeuta listou algumas dicas que podem ajudar a reduzir as dores nas articulações:

Publicidade


• Mantenha-se sempre aquecido;


• Se exercite, mesmo em casa. Isso reduz a pressão sobre as articulações, para que elas fiquem menos propensas a lesões;

Publicidade


• Mantenha um peso saudável para diminuir o estresse nas articulações, especialmente nos joelhos;


• Evite tensões desnecessárias nas articulações durante as atividades diárias;

Publicidade


• Aplique compressas quentes nas áreas doloridas do corpo. O calor ajuda a relaxar os músculos.


Bernardo Sampaio recomenda ainda a prática do pilates para combater as "dores de frio", pois o método trabalha justamente com a mobilidade articular, fortalecimento e alongamento da musculatura do corpo.

"Evite o imobilismo. Procure sempre se mexer ao longo do dia, estimular a circulação do nosso corpo é uma boa dica. Atividades aeróbicas também são benéficas”, finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade