Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Em meio às lutas anti-opressão, militantes também incorrem em erros

Débora Mantovani - Estagiária*
18 fev 2021 às 16:00
- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um aspecto dessa edição do programa que chamou a atenção do público é que grande parte do elenco, principalmente dentre os famosos, apoia e participa ativamente de lutas de movimentos sociais.


As atitudes equivocadas que tiveram no reality, entretanto, surpreenderam muitos dos telespectadores. "Acho muito engraçado o que está acontecendo nessa temporada do Big Brother, porque os participantes foram muito moldados para essas lutas sociais. Eles foram para problematizar – eu acho que com a intenção de ‘lacrar’ e ganhar o público – e acabaram perdendo a mão.”, afirma Morente.  

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É necessário ressaltar, porém, que, apesar das contradições nas atitudes dos participantes, pessoas que defendem pautas políticas anti-opressão, como a luta por direitos LGBTQ+, feminismo e anti-racismo, estão também sujeitas a cometer erros. A desinformação e as falhas em que participantes de um reality incorreram não devem deslegitimar a militância política como um todo, e muito menos reduzir essas lutas à busca por afirmação identitária.  

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda o que é Tranca Rua, citado em projeção de Ludmilla

Imagem de destaque
Compartilhar Meu Date

Tinder lança recurso que facilita divulgação de informações sobre encontros

Imagem de destaque
Jogou R$ 10 mil

Influenciadora faz 'chuva' de dinheiro e gera tumulto em Balneário Camboriú

Imagem de destaque
33,6 milhões de segurados

INSS começa a pagar primeira parcela do 13º nesta 4ª; veja calendário e como consultar o valor


Para o advogado e influencer curitibano Marcus Possenti, 30, é importante conscientizar o público de que a conduta da cantora foi equivocada, o que a destacou de forma negativa no Big Brother. Porém, ele alerta que nem todos os curitibanos pensam daquela forma e ressalta a importância de se criar diálogos pelos quais as pessoas se conscientizem de preconceitos como o racismo, o machismo, a homofobia e a xenofobia. 

Publicidade


Possenti defende que características culturais regionais não devem ser hierarquizadas, da mesma forma como se preocupa com outra cultura que se propaga em tempos de redes sociais: a do cancelamento. "Não devemos legitimar a atitude [de Karol Conká], mas não gosto da ideia de massacrar uma pessoa”, opina. 


Continue lendo em:
(Parte 1): BBB 21 escancara disfunções ocultas que demandam soluções urgentes 
(Parte 3): Política do cancelamento: a nova cultura da internet
(Parte 4): Desprezo e afastamento, o cancelamento ‘à moda antiga’ 

*Sob supervisão de Fernanda Circhia e Luís Fernando Wiltemburg


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade