26/11/20
PUBLICIDADE
Sem exageros!

Entenda a importância da alimentação no período de isolamento

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas têm se isolado, evitando as saídas de casa, exceto para atividades essenciais.

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


E com isso, entre tantas preocupações com relação à saúde e o bem-estar de todos, é preciso dar a devida importância também à qualidade da alimentação, principalmente durante o período de isolamento social, pois uma boa refeição reforça o sistema imunológico, que pode deixar o corpo mais resistente e menos suscetível, bem como buscar uma consciência maior durante a alimentação.

Por isso, uma das práticas mais benéficas para esse período é o mindful eating, conforme aponta Andrea Bottoni, médico nutrólogo e coordenador da equipe de nutrologia do Hospital IGESP.

Mas o que é mindful eating?

O termo pode ser traduzido como "alimentação consciente” e visa estimular o hábito de uma alimentação mais equilibrada e saudável, aliando também à qualidade, atenção e presença no ato da refeição. Isso porque não basta apenas ter um bom alimento no prato, e sim se alimentar com tranquilidade e serenidade.

"A hora da refeição deve ser um momento sem distrações de TV ou celular, focando apenas no alimento, o que faz com que a ocasião se torne mais prazerosa e benéfica, pois o mindful eating se trata da atenção ao que e como você está enquanto come", aponta.

Neste período de isolamento social, pode acontecer que as pessoas "comam mais” do que o comum e frequentemente em frente à TV, ao computador ou ao celular, até considerando tédio, ansiedade, estresse e outros sentimentos que possam surgir durante a quarentena. Por isso, é tão importante as boas práticas alimentares aliadas ao comportamento e ao prestar atenção às sensações durante as refeições.

É importante lembrar que muitas pessoas buscam nos alimentos um conforto ou uma fuga para os sentimentos de angústia e ansiedade, tão comuns neste momento de estresse. Para evitar que isso reflita em outros problemas de saúde, o ideal é que a pessoa tenha a real consciência de sua sensação de fome, sabendo diferenciar se a busca pela refeição no momento está baseada nos sentimentos.

"Se este for o caso, uma sugestão seria substituir o ato de comer à alguma ação benéfica, como tomar um copo com água, ou um chá, que contribuem para a hidratação, ou apenas desviar a atenção para uma outra atividade, como concluir um trabalho para quem está em home office, ou arrumar algo na casa que esteja precisando ser revitalizado", sugere o especialista.

Na seleção dos alimentos e no preparo da refeição, a sugestão é que se prefira alimentos em natura e o menos processados possível, monte um prato bem colorido, por exemplo, com verduras e legumes.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública mundial. No Brasil, mais de 50% da população está com sobrepeso.

De acordo com o site da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), a região do sul do Brasil concentra a maior porcentagem de adultos com excesso de peso, 56,08%, enquanto o sudeste apresenta a maior porcentagem de crianças com excesso de peso na infância (entre 5 e 9 anos) 38%.

O mindful eating existe para ser um aliado na melhoria da qualidade da refeição e da qualidade de vida. Outro aspecto importante é, na medida do possível, realizar exercícios físicos neste período de quarentena.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Planeje-se!

Muito além de Florianópolis: três destinos catarinenses encantadores para conhecer pós-pandemia

26 NOV 2020 às 12h01
Fique atento!

Saiba a importância da ciência e do combate às fake news sobre vacinação

26 NOV 2020 às 11h19
IBGE

Expectativa de vida do brasileiro sobe para 76,6 anos, sem pandemia de Covid-19

26 NOV 2020 às 10h50
Entenda

Mídia é essencial no combate à violência contra mulher

26 NOV 2020 às 10h01
Durante a pandemia

Numape avalia violência contra a mulher em Londrina

26 NOV 2020 às 09h34
Consumo consciente

Marcas independentes promovem movimento anti-Black Friday

26 NOV 2020 às 09h01
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados