O Dia da Saúde e da Nutrição, comemorado no dia 31 de março pelo calendário do Ministério da Saúde, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da boa alimentação na saúde. Mas cuidar da saúde através da alimentação não tem relação somente com a saúde física; a mental também exerce papel fundamental na maneira como nos alimentamos e em nosso bem-estar.
A compulsão alimentar, por exemplo, é um transtorno psiquiátrico denominado Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica. É um problema de saúde mental, como explica a coordenadora do curso da Pitágoras Catuaí, Liziane Leite: "a compulsão é um comportamento de ingestão alimentar, que ocorre de maneira frequente e incontrolável. Quem sofre com o problema não come apenas para se alimentar, come na busca de suprir algum desconforto emocional, acarretando ainda mais em sensação intensa de culpa e vergonha".
De acordo com a professora, essa necessidade está relacionada não somente a problemas emocionais, mas multifatorial, ou seja, fatores genéticos, psicológicos e ambientais. "Outros problemas podem ocorrer concomitante ao transtorno da compulsão alimentar periódica. Os mais frequentes são fobia social, depressão maior e transtornos da personalidade", expõe.
Leia mais:
Quem levará recompensa de R$ 354 mil por entregar Luigi Mangione
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Mulheres vão poder se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro de 2025
"Assim como conscientizar sobre alimentação saudável, precisamos também mostrar à população que existem diversos tratamentos e a terapia é um dos recomendados", aponta Liziane, que também elenca as três das diversas possíveis causas para o problema: histórico familiar de problemas alimentares, violência física e histórico de bullying e/ou exposição a situações de difícil manejo.
Como saber se um problema relacionado à alimentação é patológico?
Pessoas que sofrem de compulsão alimentar e que necessitam de tratamento geralmente ficam doentes com frequência e apresentam comportamentos que atrapalham a rotina.
Outros problemas relacionados à saúde e nutrição
Os principais problemas psicológicos que têm relação com a saúde e a nutrição são:
Anorexia nervosa: preocupação excessiva com o ganho de peso e distorção da imagem corporal;
Bulimia nervosa: é a ingesta grande de quantidade de alimentos e o uso de métodos compensatórios inadequados.
"Viver de uma maneira saudável, física e mentalmente, é viver de uma maneira que faça sentido para a própria pessoa, sem se preocupar com a opinião dos outros, ou dos padrões da sociedade. Acompanhamento profissional com nutricionistas e psicólogos pode ajudar nessa missão", finaliza a coordenadora do curso de Psicologia da Pitágoras Catuaí.