Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Relação com a comida

Entenda como a saúde mental pode afetar a parte física

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
31 mar 2021 às 17:12
- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O Dia da Saúde e da Nutrição, comemorado no dia 31 de março pelo calendário do Ministério da Saúde, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da boa alimentação na saúde. Mas cuidar da saúde através da alimentação não tem relação somente com a saúde física; a mental também exerce papel fundamental na maneira como nos alimentamos e em nosso bem-estar.

A compulsão alimentar, por exemplo, é um transtorno psiquiátrico denominado Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica. É um problema de saúde mental, como explica a coordenadora do curso da Pitágoras Catuaí, Liziane Leite: "a compulsão é um comportamento de ingestão alimentar, que ocorre de maneira frequente e incontrolável. Quem sofre com o problema não come apenas para se alimentar, come na busca de suprir algum desconforto emocional, acarretando ainda mais em sensação intensa de culpa e vergonha".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a professora, essa necessidade está relacionada não somente a problemas emocionais, mas multifatorial, ou seja, fatores genéticos, psicológicos e ambientais. "Outros problemas podem ocorrer concomitante ao transtorno da compulsão alimentar periódica. Os mais frequentes são fobia social, depressão maior e transtornos da personalidade", expõe.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sabia?

Vilipêndio de cadáver: legislação do Brasil criminaliza atos praticados contra mortos

Imagem de destaque
Desigualdade

IBGE: 10% mais ricos ganham 14,4 vezes a renda dos 40% mais pobres no Brasil

Imagem de destaque
De 14 anos

Filha de mulher presa em caso de idoso morto no banco precisa de cuidados especiais, diz advogada

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


"Assim como conscientizar sobre alimentação saudável, precisamos também mostrar à população que existem diversos tratamentos e a terapia é um dos recomendados", aponta Liziane, que também elenca as três das diversas possíveis causas para o problema: histórico familiar de problemas alimentares, violência física e histórico de bullying e/ou exposição a situações de difícil manejo.

Publicidade


Como saber se um problema relacionado à alimentação é patológico?

Pessoas que sofrem de compulsão alimentar e que necessitam de tratamento geralmente ficam doentes com frequência e apresentam comportamentos que atrapalham a rotina.


Outros problemas relacionados à saúde e nutrição

Os principais problemas psicológicos que têm relação com a saúde e a nutrição são:

Publicidade


Anorexia nervosa: preocupação excessiva com o ganho de peso e distorção da imagem corporal;


Bulimia nervosa: é a ingesta grande de quantidade de alimentos e o uso de métodos compensatórios inadequados.

"Viver de uma maneira saudável, física e mentalmente, é viver de uma maneira que faça sentido para a própria pessoa, sem se preocupar com a opinião dos outros, ou dos padrões da sociedade. Acompanhamento profissional com nutricionistas e psicólogos pode ajudar nessa missão", finaliza a coordenadora do curso de Psicologia da Pitágoras Catuaí.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade