Com a rotina corrida e cheia de tarefas é comum que pessoas estejam estressadas.
Diante da pandemia vivenciada atualmente, é preciso buscar meios alternativos para lidar com as situações frustrantes e mudanças na rotina. Por isso, além dos cuidados "tradicionais”, é preciso atenção quanto ao excesso de notícias falsas ou negativas, a sobrecarga de informações, que também pode ser prejudicial e aumentar os desequilíbrios emocionais.
O que causa estresse?
Leia mais:
Suposta candidata fala que comprou 1.000 votos, recebeu só 29 e pede devolução em Pix
BC anuncia novo leilão de linha, de US$ 3 bilhões, para a próxima segunda-feira (16)
Quem levará recompensa de R$ 354 mil por entregar Luigi Mangione
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
O estresse é uma espécie de resposta do corpo frente aos nossos sentimentos e emoções . Para entender as causas é necessário conhecer os mecanismos estressores internos e externos, os quais estão relacionados à personalidade, como: perfeccionismo, autocobrança exacerbada e pressa. Contudo, existem as mudanças provocadas pelo ambiente, como o trânsito caótico, doença na família, morte de entes queridos e pressão no trabalho, por exemplo.
Quais os sintomas?
Os sintomas vão desde a alteração do sono, tensão muscular, formigamento e sensação de desgaste, até hipertensão, perda de interesse, problemas de atenção e depressão.
Como amenizar?
O estresse está presente em diversas situações enfrentadas durante o dia. Porém, existem alguns hábitos capazes de amenizá-lo, tais como uma boa noite de sono, os cuidados com a saúde, uma alimentação saudável, a prática regular de exercícios e trazer para o dia a dia momentos relaxantes.
Além disso, é preciso controlar os mecanismos estressores e mudar a forma de enfrentá-los, entendendo os limites e estabelecendo prioridades.
Caso sinta dificuldade em lidar sozinho com o estresse, peça ajuda profissional. É importante identificar os avisos do corpo e cuidar da saúde mental de forma efetiva.