Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuide-se!

Entenda como o estresse afeta a saúde física, mental e emocional

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
28 mai 2020 às 09:18
- Divulgação/Christian Erfurt/Unsplash
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a rotina corrida e cheia de tarefas é comum que pessoas estejam estressadas.

Diante da pandemia vivenciada atualmente, é preciso buscar meios alternativos para lidar com as situações frustrantes e mudanças na rotina. Por isso, além dos cuidados "tradicionais”, é preciso atenção quanto ao excesso de notícias falsas ou negativas, a sobrecarga de informações, que também pode ser prejudicial e aumentar os desequilíbrios emocionais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O que causa estresse?

Leia mais:

Imagem de destaque
Em maio

INSS bloqueia desconto de mensalidade na aposentadoria após denúncias

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça nega pedido de prisão domiciliar de bolsonarista que matou petista no Paraná

Imagem de destaque
Entenda

STF forma maioria para ampliar foro especial, mas Mendonça interrompe julgamento

Imagem de destaque
Mística

Gisele Bündchen fala sobre relação íntima com astrologia e diz que segredo da beleza está nas fases da Lua


O estresse é uma espécie de resposta do corpo frente aos nossos sentimentos e emoções . Para entender as causas é necessário conhecer os mecanismos estressores internos e externos, os quais estão relacionados à personalidade, como: perfeccionismo, autocobrança exacerbada e pressa. Contudo, existem as mudanças provocadas pelo ambiente, como o trânsito caótico, doença na família, morte de entes queridos e pressão no trabalho, por exemplo.

Publicidade


Quais os sintomas?


Os sintomas vão desde a alteração do sono, tensão muscular, formigamento e sensação de desgaste, até hipertensão, perda de interesse, problemas de atenção e depressão.

Publicidade


Como amenizar?


O estresse está presente em diversas situações enfrentadas durante o dia. Porém, existem alguns hábitos capazes de amenizá-lo, tais como uma boa noite de sono, os cuidados com a saúde, uma alimentação saudável, a prática regular de exercícios e trazer para o dia a dia momentos relaxantes.


Além disso, é preciso controlar os mecanismos estressores e mudar a forma de enfrentá-los, entendendo os limites e estabelecendo prioridades.

Caso sinta dificuldade em lidar sozinho com o estresse, peça ajuda profissional. É importante identificar os avisos do corpo e cuidar da saúde mental de forma efetiva.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade