Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Prática benéfica

Entenda por que o yoga virou o queridinho das famosas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 ago 2020 às 10:31
- Reprodução/Master1305/Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não é segredo que muitas pessoas têm se sentido mais sensíveis, estressadas e ansiosas recentemente. E o yoga é a pratica mais recomendável para relaxar corpo e mente.


Não é à toa que famosas como como Gisele Bündchen, Grazi Massafera, Isis Valverde, Angélica e Larissa Manoela são adeptas do exercício a anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


E de acordo com Priscilla Leite, Yogini e criadora do canal Pri Leite Yoga, o yoga é uma ciência milenar que ajuda a criar uma conexão com o momento presente. "Técnicas de respiração e posturas podem promover uma sensação de relaxamento ajudando a reduzir a ansiedade e o estresse tão presente nos últimos tempos.”

Leia mais:

Imagem de destaque
Calendário

Entenda por que a Páscoa e a Semana Santa mudam de data a cada ano

Imagem de destaque
Informe-se

Imposto de Renda tem mais opções de doações; veja como doar direto na declaração de 2024

Imagem de destaque
Preocupante

Oceanos batem recorde de calor em meio à falta de ações

Imagem de destaque
Entenda

Conheça os direitos do trabalhador no feriado da Sexta-feira Santa


A realização dessa atividade é muito bem recebida em momentos de crise, em situações em que as pessoas não sabem como lidar com as coisas que estão acontecendo ao redor.

Publicidade


"O yoga proporciona um momento em que podemos dedicar apenas para nós, um refúgio para o nosso corpo, mente e coração.”


A atividade também pode ser uma das maneiras mais eficazes para aumentar a imunidade e ainda ajudar o corpo a combater infecções. "O estresse é um dos principais inimigos da nossa imunidade, fazendo com que nossa mente e sentidos fiquem fracos. O yoga, por outro lado, leva a um estado mental positivo que promove saúde mental e também física”, afirma a professora.

Publicidade


Dessa maneira, acrescentar a prática do yoga na rotina diária pode ser uma excelente alternativa para lidar melhor com o estresse e a ansiedade, além de também ajudar a fortalecer o sistema imunológico que costuma ficar ainda mais enfraquecido nessa época do ano, quando as doenças respiratórias como gripes e resfriados vem à tona.


"As posturas de yoga ajudam a estimular os órgãos a acelerar a sua função. Em particular, o sistema digestivo, bem como o sistema respiratório são as duas áreas principais do corpo em que podemos focar na prática de yoga, especialmente para melhorar a imunidade”, pontua Priscilla Leite.

Publicidade


Abaixo a especialista aponta cinco posturas específicas para serem feitas com esse objetivo. Confira:


Postura da criança

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Em um tapete de yoga, colchonete ou edredom, sente-se sobre os joelhos e os separe em uma distância maior que a dos quadris. Devagar caminhe o corpo para frente até encostar a testa no tapete. Você irá sentir um alongamento nas costas e possivelmente nos quadris.


A intenção é que o aluno relaxe profundamente e se conecte com sua respiração, pois ela é aliada no equilíbrio do sistema nervoso.

Publicidade


Essa postura é indicada para qualquer pessoa e possui um grande efeito calmante, contribuindo também para normalizar a pressão arterial, uma vez que coloca cabeça e coração no mesmo plano. Além disso, ela ajuda a desacelerar e a relaxar, fortalecendo o sistema imunológico.


Postura do gato e da vaca

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Divulgação
Divulgação


Numa postura de quatro apoios, espalhe os dedos das mãos e as posicione na mesma distância dos punhos e o quadril na mesma distância dos os calcanhares. Ao inalar, leve o peito para frente e para cima, com a barriga sendo empurrada para baixo. Relaxe os ombros esticando a garganta e alongando o pescoço.


Na exalação, empurre o chão com as mãos arredondando a coluna. Leve o queixo em direção ao peito e o osso púbico em direção ao umbigo. Repita por quatro vezes as duas posturas. É importante focar na inspiração.


Essa postura auxiliará relaxamento da tensão de ombros e de toda cadeia posterior. Ajuda a ampliar o espaço de respiração e promove um poderoso efeito calmante além de ser muito benéfica no alívio de dores na coluna.


Postura do cachorro olhando para baixo


Divulgação
Divulgação


Para realizar a postura do cachorro olhando para baixo, no tapete de yoga, fique em uma posição de quatro apoios e posicione as bolas dos pés no chão, espalhe bem os dedos das mãos e eleve os glúteos para cima e para trás, mantendo os joelhos dobrados para alongar a coluna.


Essa postura auxilia o sistema nervoso, circulação sanguínea e no processo de aumento da imunidade.


Postura da ponte


Divulgação
Divulgação


Deite-se de costas, com os braços próximos ao corpo e as palmas das mãos voltadas para baixo. Depois, dobre os joelhos e coloque os pés no chão. Além disso, apoiando seus ombros, braços e pés, levante as costas do chão. Continue respirando devagar. Mantenha a postura por um minuto. Relaxe e repita.


A prática da postura da ponte aumenta a circulação sanguínea através das artérias e proporciona descanso aos músculos do coração. Além disso proporciona alívio da dor nas costas, fortalece a coluna e reduz a tensão no pescoço. Por fim, essa asana também fornece alívio de enxaquecas, dores de cabeça, insônia e exaustão.


Postura torção deitada


Divulgação
Divulgação


Deite-se sobre o tapete e traga os joelhos em direção ao peito, abraçando-os e balance-os de um lado para o outro. Depois, respire e leve os dois joelhos para a direita na sua exalação. Abra os braços e leve os dois joelhos para a direta e fique nessa postura por até um minuto. Estique uma das pernas se preferir e depois faça para o outro lado.

Essa postura é excelente para as costas e também para a digestão, que está intimamente ligado ao sistema imunológico. Além disso, ela ajuda a massagear os órgãos internos e precisa ser iniciada primeiramente pelo lado direito, que é a direção do intestino.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade