06/07/20
26º/15ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Confira!

Especialistas dão sugestões para lidar com a quarentena

Se ter que ficar em casa é uma realidade para muitos brasileiros, por que não aproveitar a quarentena para manter ou até começar uma rotina de atividades para manter o corpo e a mente ativos? Especialistas ouvidos pela reportagem ressaltaram que é possível manter o distanciamento social e aproveitar as horas livres para fazer exercícios físicos, atividades de lazer ou botar o papo em dia com os amigos em uma vídeo chamada pelo celular. O que não podem, dizem eles, é ficar sentado o dia inteiro no sofá assistindo a TV e comendo mais do que deve, principalmente alimentos industrializados.

Pixabay
Pixabay


Antes de começar a sair correndo pela casa, especialistas fazem alguns alertas. Segundo o personal trainer Luiz Américo Bravo, profissional de educação física da Qualitè Vie, é importante o idoso ficar atento às limitações de seu corpo neste momento. As atividades sugeridas não são indicadas para quem tiver problemas nas articulações ou de mobilidade, por exemplo. Outro ponto de atenção importante é retirar do local onde for se exercitar qualquer móvel, objeto ou tapetes que possam provocar um acidente.

O geriatra Paulo Camiz, do Hospital das Clínicas de São Paulo, ressalta que ficar em casa não pode ser sinônimo de ficar parado. Exercícios de alongamento, de equilíbrio e de força, para quem pode, é possível fazer na sala, por exemplo. E até o corredor ou os batentes das portas podem ser aliados na atividade física.

Para quem não pode se exercitar com o corpo, o geriatra recomenda exercícios para a mente. "O ideal é fazer algo que desafie sua mente mais do que assistir a TV, o que é ação passiva", afirma. Como sugestão, o geriatra recomenda palavras-cruzadas, sudoku ou caça-palavras. No celular, também é possível baixar aplicativos com jogos para ativar o cérebro, como o "Mente Turbinada"

Os jogos de tabuleiro, de cartas ou o dominó também são alternativas que ajudam na interação familiar.

Outro cuidado que os idosos devem ter durante a quarentena é com a alimentação. A nutricionista Hanna Ferraz Martiniano ressalta que estocar comida pode ser uma cilada para uma alimentação saudável. Além de correr o risco de perder a validade, bolachas, salgadinhos e congelados, por exemplo, não têm os nutrientes necessários.

E sobre as receitas milagrosas para aumentar a imunidade, ela faz um alerta. "Para ter uma boa imunidade é preciso fazer da alimentação saudável um hábito e não durante um período para enfrentar uma doença", afirmou.

Professora de ritmos grava vídeos e manda para alunas pelo celular

A atitude da professora de ritmos Teresinha Alves de Jesus, 66 anos, é um exemplo de que é possível ficar em quarentena mas de forma ativa e divertida. Após alguns dias sem dar aulas e sentindo falta dos exercícios, ela gravou vídeos e os enviou por WhatsApp para suas alunas, a maioria com mais de 60 anos.

"Eu estava em casa sem poder sair e sem poder receber ninguém. Então eu pensei que minhas alunas estavam passando pelo mesmo que eu e resolvi gravar os vídeos com a ajuda da minha filha. Não podemos ficar o dia todo sentada, vendo TV e comendo. Minhas alunas amaram. Recebi várias mensagens de agradecimento", afirmou.

Uma das alunas, a dona de casa Maria Aparecida de Oliveira, 68 anos, a Cidinha, disse que foi maravilhoso receber os vídeos. "Eu amei porque percebi que ela se preocupou com a gente que está em casa, sem muita opção do que fazer", afirmou Cidinha, lembrando que nesses primeiros dias de quarentena já havia lavado cobertores e limpado todos os armários da casa por dentro e por fora. "Não podemos ficar parados se não a gente pira", disse.

Já o aposentado Gilberto Maichin, 74 anos, não está achando muito ruim ter que ficar em casa sem fazer nada. Antes da quarentena, ele costumava sair para ir ao banco, à farmácia, ao supermercado e à igreja três vezes na semana. Agora, disse que parece que está amarrado no pé do sofá. "Parece que estou de castigo. A única coisa boa é que sempre tem uma [cerveja] gelada na geladeira", disse.

Maichin conta que aproveita o tempo para conversar pelo WhatsApp com os amigos do coral da igreja. "Eu fazendo a minha parte: estou em casa", disse.

Psicóloga indica estímulos para prevenir a depressão

Manter a mente e o corpo ativos não é apenas uma forma de passar o tempo durante a quarentena. Segundo a psicóloga Daniela Bernardes, do Residencial Club Leger, instituição de atendimento e acolhimento de idosos, fazer atividades físicas e estimular o cérebro são formas de prevenir doenças emocionais. Já o contrário, quando não há estímulos, a angústia e a tristeza tendem a aumentar.

"Situações de estresse sempre ocorrem, mas quando não sabemos administrar as emoções que acontecem por um longo período, elas podem provocar tristeza e angústia", afirma. A psicóloga ressalta que entre os idosos essa situação pode ter efeito ainda maior porque muitos não conseguem ou não sabem expressar o que sentem.

Para manter a mente e o corpo ativos, Daniela disse que é necessário estabelecer uma rotina, seja para trabalhar em casa ou para organizar a vida. É preciso tirar o pijama, tomar banho, pentear o cabelo e trocar de roupa, mesmo que as atividades sejam realizadas em casa. Entre as atividades de lazer, ela sugere filmes antigos, ver e organizar os álbuns de fotografia, arrumar as plantas e o que mais possa ser feito em família

Ana Maria Braga dá bronca em velhinho teimoso

Idosos famosos também estão se resguardando em suas casas e mandando recado para que os que puderam façam o mesmo. Na segunda-feira (23), a apresentadora Ana Maria Braga, 70, usou sua conta no Instagram para chamar a atenção de "senhorzinhos, senhorinhas, lindos, que estão teimando em sair por aí, para ir no mercadinho e achar que não tem problema nenhum". "Tomem cuidado, se cuidem e fiquem em casa", afirmou a apresentadora do "Mais Você".
Regiane Soares - Folhapress
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
Confira a lista!
Saia do tédio: veja 7 aplicativos para baixar na quarentena
Mês das Mulheres
Pensar em gênero é colocar uma lente. Eu sempre fui feminista, diz Susana de Lacerda
Saiba diferenciar
Falta de ar é sintoma de crise de ansiedade e da Covid-19
Continue lendo
O que será?
Objeto Voador Não Identificado é visto em Pato Branco; veja as imagens
06 JUL 2020 às 11h24
Assista ao vídeo!
Dia do Asteroide: astrônomo fala sobre vida extraterrestre e impacto de grandes corpos na Terra
06 JUL 2020 às 11h08
Veja as receitas
Aprenda a preparar banhos que afastam energias negativas
06 JUL 2020 às 10h45
Entenda
Exercício físico na quarentena pode não melhorar bem-estar emocional
06 JUL 2020 às 09h48
Nova moda
Isolamento social estimula artistas e anônimas a assumirem os fios grisalhos
06 JUL 2020 às 08h36
Neste domingo!
Eclipse Lunar e planetas retrógrados trazem nova atmosfera
04 JUL 2020 às 09h00
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados