Teve confete, glitter e serpentinas, mas nem tudo são flores. Teve também latinha de cerveja, maços de cigarro e muito lixo nas ruas de Londrina e nos cartões postais da cidade após o fim do carnaval. Neste sábado (9), às 9h, no Zerão, um dos lugares mais afetados pela sujeira da folia, ocorre a "Operação Limpeza Pós Carnaval".
Pensando em conscientizar as pessoas, as estudantes de direito Beatriz Lázaro e Iasmin Moreira criaram o evento. "O objetivo do evento é a conscientização. Independente se vai dar muita gente, nós estaremos lá, e se a gente conseguir reunir umas dez pessoas e tirar um saco de lixo da natureza já atingimos o nosso propósito", afirma Beatriz.
Chegado ao fim do período de festas do samba, o que fica na cidade é a sujeira de pessoas que não cuidaram do espaço público que recebeu a festa. "O estopim para a gente criar o evento foi ver pessoas compartilhando a reportagem falando sobre o lixo e criticando foliões. Várias pessoas fazendo críticas e não apresentando soluções", pondera a estudante.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
A intenção das estudantes é que se o evento for bem recepcionado, com bastante gente para ajudar, a ação, que começa no Zerão, se estenda até o Lago Igapó, que também foi alvo de sujeira.
As estudantes participam de ações de conscientização também dentro da própria universidade. "Estamos preocupadas com o meio ambiente. Em todas as festa da faculdade procuramos colocar avisos pedindo pra que a galera jogue o lixo no lugar certo."
"Sempre é tempo de rever os nossos hábitos, ainda mais quando se trata do meio ambiente. Muita gente já entendeu a importância de não utilizar canudos, de utilizar glitter biodegradável, recusar plásticos descartáveis. É importante valorizar cada movimento em prol do meio ambiente. Eu espero que tenha uma influência positiva pra quem escolheu participar do evento", acrescenta a estudante.
As universitárias fazem parte da Atlética XV de Março, da Unifil, que conseguiu a doação em dinheiro para fazer a compra de sacos de lixo para o evento, em parceria com outra atlética da faculdade, a IX de Novembro. "Apesar da arrecadação, a população pode levar sacos de lixo e bastante disposição, que serão todos muito bem-vindos", convida.