Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dados da Acil

Expectativa de vendas para o Dia das Mães em Londrina aumenta 16% em relação a 2021

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
29 abr 2022 às 11:08
- Gustavo Carneiro/Grupo FOLHA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Empresários em Londrina esperam crescimento em 2022 de 16%,3 nas vendas para o dia das Mães em relação ao ano passado. A média geral do Paraná é de 19%,3. As constatações são resultado de uma pesquisa realizada em parceria entre a Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) e a Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina)

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Estruturada pelo Datacenso Pesquisa e Inteligência de Mercado, o estudo contou com entrevistas de 503 comerciantes do Estado. A coleta de dados ocorreu via telefone nos dias 25 a 26 de abril de 2022.  

Leia mais:

Imagem de destaque
Operação Fim da Linha

Entenda como funciona a lavagem de dinheiro do PCC em empresas de ônibus em São Paulo

Imagem de destaque
Dia do beijo

De herpes à surdez, saiba quais são os riscos do beijo

Imagem de destaque
Neste mês

PF vai aos EUA verificar transações sobre caso de joias de Bolsonaro para concluir inquérito

Imagem de destaque
Aprovada em fevereiro

CNJ suspende medida que proíbe uso de cropped no STJ


Segundo os entrevistados, a expectativa positiva é influenciada pela melhora significativa do cenário sanitário e pelo avanço elevado da vacinação, além da liberação do saque extraordinário do FGTS e da primeira parcela do 13° dos aposentados, que devem influenciar positivamente as vendas.  

Publicidade


Próximos meses 


A pesquisa mostra também a expectativa dos comerciantes paranaenses em relação a seus negócios para os próximos meses de 2022. Em Londrina, 20% dos entrevistados esperam a evolução do cenário econômico, 59% demonstram-se esperançosos e/ou animados com o rumo dos negócios. Na média geral das cidades do Estado, o último índice é de 67%.  

Publicidade


Economia no Brasil


Em relação à expectativa em relação à economia nacional, 37% dos comerciantes de Londrina demonstram preocupados com o cenário, 28% aguardam evolução e 28%, ainda estão esperançosos e/ou animados. Na média geral do Estado, 29% estão preocupados com a economia. As opiniões estão bastante divididas quanto ao rumo da economia.  

Publicidade

“Poder voltar a celebrar e pensar ações para a segunda data mais importante para o comércio é algo muito significativo para todos os lojistas. É uma oportunidade para tentar recuperar os impactos financeiros trazidos pela pandemia e voltar a ter um olhar especial para essas datas comemorativas, que tanto movimentam o comércio. Depois de dois anos com restrições, é natural que a expectativa de vendas seja mais conservadora e tímida em algumas cidades, mas esperamos que o resultado das vendas nos surpreenda positivamente e o cenário econômico avance com bastante energia nos próximos meses”, comenta Marcia Manfrin, presidente da Acil.

Publicidade


Investimentos


O estudo contempla ainda o percentual de comerciantes que pretendem investir no seu negócio nos próximos meses. Em Londrina, o índice é de 48%, enquanto a média geral do Paraná chega a 53%. O principal tipo de investimento será em relação a divulgação e o marketing da loja, tanto na cidade quanto no Estado como um todo.  

Publicidade


ICC (Índice de Confiança do Comerciante)  


O Índice de Confiança do Comerciante para o Dia das Mães, que vai de 0 a 200 pontos e avalia o entusiasmo do lojista em relação à atual situação econômica do Brasil e a situação financeira dos clientes para os próximos 6 meses, está em 148 pontos (48 pontos acima do neutro), demonstrando que os lojistas estão mais otimistas com o cenário.  

A pesquisa apresenta margem de erro de 4%, considerando grau de confiança de 95%.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade