Notícias

Expectativa de vendas para o Dia das Mães em Londrina aumenta 16% em relação a 2021

29 abr 2022 às 11:08

Empresários em Londrina esperam crescimento em 2022 de 16%,3 nas vendas para o dia das Mães em relação ao ano passado. A média geral do Paraná é de 19%,3. As constatações são resultado de uma pesquisa realizada em parceria entre a Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) e a Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina)

Estruturada pelo Datacenso Pesquisa e Inteligência de Mercado, o estudo contou com entrevistas de 503 comerciantes do Estado. A coleta de dados ocorreu via telefone nos dias 25 a 26 de abril de 2022.  


Segundo os entrevistados, a expectativa positiva é influenciada pela melhora significativa do cenário sanitário e pelo avanço elevado da vacinação, além da liberação do saque extraordinário do FGTS e da primeira parcela do 13° dos aposentados, que devem influenciar positivamente as vendas.  


Próximos meses 


A pesquisa mostra também a expectativa dos comerciantes paranaenses em relação a seus negócios para os próximos meses de 2022. Em Londrina, 20% dos entrevistados esperam a evolução do cenário econômico, 59% demonstram-se esperançosos e/ou animados com o rumo dos negócios. Na média geral das cidades do Estado, o último índice é de 67%.  


Economia no Brasil


Em relação à expectativa em relação à economia nacional, 37% dos comerciantes de Londrina demonstram preocupados com o cenário, 28% aguardam evolução e 28%, ainda estão esperançosos e/ou animados. Na média geral do Estado, 29% estão preocupados com a economia. As opiniões estão bastante divididas quanto ao rumo da economia.  

“Poder voltar a celebrar e pensar ações para a segunda data mais importante para o comércio é algo muito significativo para todos os lojistas. É uma oportunidade para tentar recuperar os impactos financeiros trazidos pela pandemia e voltar a ter um olhar especial para essas datas comemorativas, que tanto movimentam o comércio. Depois de dois anos com restrições, é natural que a expectativa de vendas seja mais conservadora e tímida em algumas cidades, mas esperamos que o resultado das vendas nos surpreenda positivamente e o cenário econômico avance com bastante energia nos próximos meses”, comenta Marcia Manfrin, presidente da Acil.


Investimentos


O estudo contempla ainda o percentual de comerciantes que pretendem investir no seu negócio nos próximos meses. Em Londrina, o índice é de 48%, enquanto a média geral do Paraná chega a 53%. O principal tipo de investimento será em relação a divulgação e o marketing da loja, tanto na cidade quanto no Estado como um todo.  


ICC (Índice de Confiança do Comerciante)  


O Índice de Confiança do Comerciante para o Dia das Mães, que vai de 0 a 200 pontos e avalia o entusiasmo do lojista em relação à atual situação econômica do Brasil e a situação financeira dos clientes para os próximos 6 meses, está em 148 pontos (48 pontos acima do neutro), demonstrando que os lojistas estão mais otimistas com o cenário.  

A pesquisa apresenta margem de erro de 4%, considerando grau de confiança de 95%.

Continue lendo