Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cuidado na alimentação

Festas juninas: quais as consequências para a saúde da pele?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
14 jun 2022 às 15:35
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Milho, amendoim, quentão, maçã do amor. Tudo delicioso. Mas pra muita gente essas gostosuras típicas das festas juninas podem afetar a saúde da pele. “Na rotina de cuidados, além de ser essencial a escolha de produtos adequados ao tipo de pele, a alimentação também tem influencia”, afirma a dermatologista Luciana Garbelini.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Para conquistar uma aparência saudável, o ideal é uma dieta rica em verduras, legumes e frutas, além de muita água. Mas durante as festas abusa-se de alguns alimentos que fogem dos hábitos. “Amendoim, maçã do amor e arroz doce, por exemplo, são alimentos que podem causar o aumento da oleosidade do couro cabeludo e da pele, resultando em acne e dermatite seborreica por conta da gordura e do açúcar”, diz Garbelini.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda o fenômeno

É possível engravidar ao mesmo tempo de pais diferentes, como personagem de Juliana Paes em 'Pedaço de Mim'?

Imagem de destaque
Trend do TikTok

Moda entre influenciadores, 'skin icing' consiste em passar gelo na cara e pode ser perigoso

Imagem de destaque
Prisão provisória

Brasil tem mais de 200 mil pessoas presas aguardando julgamento

Imagem de destaque
Debate inevitável

Cúpula da Câmara quer discutir nova reforma da Previdência em 2025

Publicidade

A pipoca é uma opção mais saudável das festas juninas, principalmente se preparada sem ou com pouco óleo ou manteiga. E nada de exagero, pois contém carboidrato. A casca do milho é rica em fibras, que ajudam no funcionamento do intestino, além de conter vitamina A e C, potássio e ferro. “A pipoca ainda tem antioxidantes que protegem as células do nosso organismo dos danos causados pelos radicais livres”, explica a dermatologista.

Publicidade

Pinhão, abóbora, milho cozido e batata doce, também comuns nessas festas, podem ser ingeridos sem risco para a pele. “Ao contrário – são alimentos que contêm vitaminas e propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres e fazem bem para a pele”, conta Luciana Garbelini. No entanto, são ricos em carboidratos e devem ser consumidos com moderação.

 

E as bebidas alcóolicas?

“Quentão e vinho quente, bebidas mais comuns nessas festas, podem prejudicar quem sofre de rosácea e psoríase porque vasodilatadoras. Peles sensíveis e com tendência à dermatite também podem ser afetadas”, alerta a profissional. E, claro, como qualquer bebida alcóolica, tem que ser ingerida com moderação. No mais, é tomar bastante água, se preparar para dançar e pular a fogueira!

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade