Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidado na alimentação

Festas juninas: quais as consequências para a saúde da pele?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
14 jun 2022 às 15:35
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Milho, amendoim, quentão, maçã do amor. Tudo delicioso. Mas pra muita gente essas gostosuras típicas das festas juninas podem afetar a saúde da pele. “Na rotina de cuidados, além de ser essencial a escolha de produtos adequados ao tipo de pele, a alimentação também tem influencia”, afirma a dermatologista Luciana Garbelini.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Para conquistar uma aparência saudável, o ideal é uma dieta rica em verduras, legumes e frutas, além de muita água. Mas durante as festas abusa-se de alguns alimentos que fogem dos hábitos. “Amendoim, maçã do amor e arroz doce, por exemplo, são alimentos que podem causar o aumento da oleosidade do couro cabeludo e da pele, resultando em acne e dermatite seborreica por conta da gordura e do açúcar”, diz Garbelini.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida

Imagem de destaque
Em rede social

Jair Renan diz que trocou RJ, reduto dos Bolsonaro, por SC devido ao 'povo trabalhador e honesto'

Imagem de destaque
Dados de 2022

Mundo joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, diz ONU

Imagem de destaque
Veja ranking

Tamarana está entre os municípios com mais casamentos no Brasil

Publicidade

A pipoca é uma opção mais saudável das festas juninas, principalmente se preparada sem ou com pouco óleo ou manteiga. E nada de exagero, pois contém carboidrato. A casca do milho é rica em fibras, que ajudam no funcionamento do intestino, além de conter vitamina A e C, potássio e ferro. “A pipoca ainda tem antioxidantes que protegem as células do nosso organismo dos danos causados pelos radicais livres”, explica a dermatologista.

Publicidade

Pinhão, abóbora, milho cozido e batata doce, também comuns nessas festas, podem ser ingeridos sem risco para a pele. “Ao contrário – são alimentos que contêm vitaminas e propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres e fazem bem para a pele”, conta Luciana Garbelini. No entanto, são ricos em carboidratos e devem ser consumidos com moderação.

 

E as bebidas alcóolicas?

“Quentão e vinho quente, bebidas mais comuns nessas festas, podem prejudicar quem sofre de rosácea e psoríase porque vasodilatadoras. Peles sensíveis e com tendência à dermatite também podem ser afetadas”, alerta a profissional. E, claro, como qualquer bebida alcóolica, tem que ser ingerida com moderação. No mais, é tomar bastante água, se preparar para dançar e pular a fogueira!

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade