Um foguete Falcon 9, da empresa Space X, vai levar ao espaço mais 57 satélites Starlink nesta sexta-feira (26), às 17h18 no horário de Brasília. De acordo com o Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina), o lançamento ocorrerá no Complexo de Lançamento Espacial 39-A (LC-39 A da sigla em inglês), em Cabo Canaveral-FL EUA.
Depois de quatro adiamentos finalmente a décima missão do projeto Starlink vai sair, projeto que busca colocar milhares de pequenos satélites em órbita, para formar uma rede de internet de alta velocidade. Mais um "trenzinho” de satélites para observarmos.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Esse será um lançamento idêntico aos realizados anteriormente em que por 9 vezes foram lançados aproximadamente 60 satélites Starlink em cada um, e hoje em dia cruzam o céu enfileirados logo no início da noite ou fim da madrugada ainda causando dúvidas e espantos.
Um ponto interessante dessa missão é, que o primeiro estágio desse foguete reutilizável Falcon 9 levou anteriormente ao espaço satélites Starlink das missões 3 e 6, Crew Dragon demo 1, além de satélites canadenses RADARSAT.
Junto da carga, estarão dois satélites BlackSky Global, que são satélites privados de observação.
Outra curiosidade é o recorde da terceira missão Starlink em um mesmo mês.
Além das diversas câmeras colocadas no foguete e em solo, transmitindo tudo em tempo real, ainda se pode acompanhar toda a telemetria das máquinas, mostrando altitudes e velocidades e claro, o foguete pousando de volta! Também é transmitido a "soltura dos satélites, que saem em um só bloco e vão se separando com o tempo.
Você pode assistir ao lançamento diretamente no site da SpaceX, com a transmissão começando cerca de 15 minutos antes da decolagem.