Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Famílias empresárias

Fórum debate o profissionalismo como peça-chave do negócio

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
10 mar 2021 às 09:29

Compartilhar notícia

- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com uma série de palestras sobre a necessidade de uma gestão profissional em empresas familiares e os rumos da economia brasileira diante dos efeitos da Covid-19, a Fundação Dom Cabral promove, nos dias 24 e 25 de março, o 2º Fórum Empresarial JValério Fundação Dom Cabral.


Por via online, as conferências serão realizadas a partir do tema principal, "De Empresa Familiar a Família Empresária: Desafios para a Transformação". As inscrições gratuitas já estão abertas no site oficial do Fórum (https://jvalerio.com.br/forum-empresarial).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É o maior evento sobre gestão de famílias empresárias no Paraná com o objetivo de discutir uma série de situações que envolvem a realidade de organizações empresariais com este perfil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Google Veo

Google lança IA geradora de vídeo para clientes de serviço de nuvem

Imagem de destaque
Atravessando gerações

Dos 'baby boomers' à geração Z, consumidores se identificam com as mesmas marcas, diz pesquisa

Imagem de destaque
Fique atento

Clientes da 123miIlhas têm até esta terça (3) para pedir dinheiro de volta

Imagem de destaque
De loja temática

Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas


Os especialistas convidados vão abordar no Fórum a nem sempre tranquila relação entre os controladores familiares e os rumos dos seus negócios empresariais. Os participantes também irão discorrer sobre a necessidade de transição de uma empresa que inicia sua atividade baseada em laços e valores familiares para uma administração mais profissional do negócio. E como estas transformações necessárias permitem preservar a identidade daquela empresa.

Publicidade


Gestão familiar: razão X emoção


Clodoaldo de Oliveira, diretor executivo da JValério Gestão e Desenvolvimento, explica que, apesar de ser um caminho natural, a sucessão familiar é cheia de percalços e obstáculos. "Nem sempre esse casamento, entre família e negócio, é perfeito. Ao contrário, é permeado de conflitos que precisam ser resolvidos até chegar num final feliz. E, nesse diálogo, que deve ser constante, algumas perguntas delicadas devem ser respondidas, como por exemplo: Para quem será repassado o controle da empresa?; Para o mais velho?; Ou o mais qualificado?; Ou terão poderes iguais? O Fórum irá contribuir com esses direcionamentos para que o planejamento sucessório seja conduzido pela razão e não pela emoção", afirma.

Publicidade


Sucessores preparados


Na palestra "Família, família, negócios a parte", o professor da FDC Dalton Sardenberg, que é especialista em Gestão de empresas familiares, aborda justamente a importância de encontrar, entre os herdeiros, alguém com habilidade para dar continuidade à gestão do negócio. Afinal, o planejamento sucessório deve envolver a formação de sucessores e o treinamento ou contratação de um executivo para gerir a empresa, e vai além das questões burocráticas para a transferência de propriedade.

Publicidade


As organizações familiares representam 90% das empresas constituídas no Brasil, de acordo com o Sebrae. Os dados demostram ainda que elas são responsáveis por 65% do PIB (Produto Interno Bruto) e 75% dos empregos gerados no Brasil: daí a expressividade dessas empresas na economia do País. Porém, quando a terceira geração de herdeiros assume o negócio, apenas 5% sobrevivem, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). E esse desafio precisa estar em pauta de forma constante.


Rumos para o crescimento econômico

Publicidade


Os efeitos da crise econômica surgida na metade da década passada, e agravada pela pandemia da Covid-19, também terão espaço de discussão nessa segunda edição do Fórum Empresarial realizado pela JValério Gestão e Desenvolvimento. Carlos Alberto Primo Braga, é professor da FDC e especialista atuante nas áreas de economia internacional, cenários macroeconômicos, estratégia corporativa e agências internacionais (Banco Mundial, FMI, OMC, OCDE, ONU) e é um dos nomes confirmados no evento. Ele irá proferir a palestra: "Desafios para a economia brasileira: voo de galinha ou crescimento sustentável".


A transformação digital também estará em voga no Fórum Empresarial e Gil Giardelli, que estuda a cultura digital, ministra a palestra "Globotics e a Sociedade 5.0 – e as transformações do Brasil?".


Presenças confirmadas

O evento contará ainda com a participação de outros profissionais renomados, como o jornalista e palestrante Clóvis de Barros Filho, Adriana Netto (Coach de executivos e herdeiros de empresas familiares e professora da FDC), Carlos Arruda (Professor na área de Inovação e Competitividade e Gerente Executivo do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC), Beto Madalosso (empresário no ramo da gastronomia) e Marcio Viana (CEO da TOTVS Unidade Curitiba e membro do Conselho de Administração da multinacional EXAGO, de Portugal).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo