Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação/IStock
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Saiba mais

Imagenologia analisa o corpo humano e ajuda diagnósticos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 abr 2022 às 17:43
Continua depois da publicidade

Dos recém-saídos da faculdade de biomedicina aos profissionais formados e atuantes com longa experiência, a imagenologia tem mudado a maneira que médicos e pacientes enfrentam doenças.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Continua depois da publicidade

A partir de uma grande variedade de equipamentos altamente tecnológicos, como os de ressonância magnética e tomografia computadorizada, hoje em dia, é possível realizar investigações muito mais precisas sobre o corpo humano, chegando onde a visão humana não seria capaz.

Dentro da área da biomedicina, a imagenologia tem como principal função auxiliar os diagnósticos médicos e permitir que os pacientes tenham acesso aos tratamentos mais eficazes. Ainda que profissionais de biomedicina não possam interpretar ou assinar laudos com diagnósticos, esses especialistas são essenciais para operar os equipamentos, além de seguir os protocolos e novos estudos de técnicas.

Continua depois da publicidade

Por esses motivos, os biomédicos precisam ter um grande conhecimento de anatomia e das patologias, a fim de identificar e compreender quais são as alterações mostradas nas imagens.


Exames de imagenologia


Entre os exames mais comuns que fazem parte desta área da biomedicina, podemos citar a tomografia computadorizada, a cintilografia, a ressonância magnética, a densitometria óssea, a radiologia médica e a ultrassonografia. Além da execução dos exames, o profissional dessa área também pode atuar no campo da informática médica, que está ligada com o gerenciamento e armazenamento dessas informações, que se baseiam em dados e imagens.

O setor tem crescido bastante nos últimos anos, ampliando possibilidades de colocações em hospitais e clínicas de diagnóstico por imagem. Durante a pandemia de COVID-19, os exames de imagem também se mostraram essenciais para conhecer o avanço da doença que causou milhões de mortes ao redor do mundo, e impôs novos hábitos e tratamentos para toda a classe da saúde.

A expectativa entre os especialistas é que este setor continue crescendo nos próximos anos, principalmente porque as grandes marcas produtoras de máquinas de diagnóstico por imagem precisam de profissionais cada vez mais especializados e preparados para operar essas tecnologias, a fim de extrair o máximo de cada equipamento.

Com isso, da formação do ensino superior a cursos de especialização, o setor deve ser ainda mais aquecido para receber quem deseja ingressar ou para buscar mão de obra experiente e capacitada para continuar a preparar novos profissionais, permitindo que a imagenologia se torne uma especialidade cada vez mais acessível aos brasileiros de todo o país.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade