Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Você é dependente?

Internet pode causar dependência em adultos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
26 jul 2019 às 15:22
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O uso compulsivo da internet pode causar prejuízos no funcionamento físico, psicológico, interpessoal, conjugal, econômico e social. Ansiedade, angústia e tristeza são alguns dos estados comportamentais vividos pelos adultos que acabam dependentes dessa ferramenta.

"Pessoas que apresentam problemas relacionados a baixa autoestima, solidão, depressão e déficits em habilidades sociais estão mais propensas a utilizarem a internet em busca de alívio ou gratificação, o que torna seu uso reforçador, aumentando a possibilidade de uma utilização exacerbada", alerta a professora do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), Câmpus de Toledo, Vanessa Dettoni.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Alguns estudos, evidenciados na obra "Dependência de internet: Manual e Guia de Avaliação e Tratamento", indicam que a dependência de internet pode ser comparada às demais, ou seja, privar o seu uso pode desencadear crises de abstinência. Nestas situações, ao descontinuar o uso, a pessoa pode apresentar fissura, insônia, depressão e irritabilidade. Vanessa enfatiza que ao tentar evitar os sintomas, o dependente torna o uso da internet cada vez mais contínuo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sabia?

Vilipêndio de cadáver: legislação do Brasil criminaliza atos praticados contra mortos

Imagem de destaque
Desigualdade

IBGE: 10% mais ricos ganham 14,4 vezes a renda dos 40% mais pobres no Brasil

Imagem de destaque
De 14 anos

Filha de mulher presa em caso de idoso morto no banco precisa de cuidados especiais, diz advogada

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


"A internet possibilita uma sensação de liberdade e escolha, favorece distorções de auto-observação e de autoconhecimento, as quais podem impedir que o internauta discrimine os impactos nocivos gerados", avalia.


O uso da internet serve como respostas de fuga ou esquiva, pois permite, que a pessoa evite entrar em contato com estímulos aversivos, produtos de um problema ou situação difícil de sua vida cotidiana, além de fornecer estímulos reforçadores de um mundo virtual, como jogos, pornografia, redes sociais, dentre outros.

"Isso não quer dizer que quem faz uso da internet irá se tornar um dependente, tão pouco, apresenta transtornos psicológicos. Além disso, é necessário observar o tempo de utilização, a finalidade do uso e os impactos na vida da pessoa, para que se possa avaliar se o uso é de fato abusivo, se há uma dependência de internet", conclui Vanessa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade