Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nem trabalha, nem estuda

Jovens 'nem-nem' são negras, chefes de família e sem instrução

Folhapress
18 mai 2021 às 17:12
- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A falta de estudo e de trabalho que acomete jovens é maior entre mulheres, negros, chefes de família e pessoas sem instrução, segundo estudo publicado nesta segunda (17) pelo centro de políticas sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV Social).


A pandemia de coronavírus fez crescer no país a proporção daqueles que não estudam nem trabalham, os chamados "nem-nem". Conforme o levantamento, 25,52% dos jovens com idades entre 15 e 29 anos estavam afastados do mercado de trabalho e dos estudos no quarto trimestre de 2020. Ao final de 2019, a porcentagem era de 23,66%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao longo do ano passado, no segundo trimestre, o percentual chegou a ser ainda maior, de 29,33%, recorde da série histórica iniciada em 2012.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt

Imagem de destaque
Entenda

STF permite uso de vestimentas religiosas em foto de documentos oficiais

Imagem de destaque
O tio Paulo

O que se sabe sobre o caso do idoso morto em banco do Rio

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu


O recorte por gênero mostra que a taxa entre as mulheres foi superior à média geral. No quarto trimestre de 2020, 31,29% das jovens na faixa 15 a 29 anos eram consideradas "nem-nem". Entre os homens, a taxa atingiu 19,77%.

Publicidade


"O risco de ser jovem 'nem-nem' afeta desproporcionalmente as mulheres, desigualmente responsabilizadas por trabalhos domésticos, especialmente em domicílios com crianças", aponta o estudo.


Pretos (29,09%) e pardos (28,41%) também registraram percentual acima da média ao final de 2020. Entre os brancos, a porcentagem foi de 21,26%.

Publicidade


Quando a variável é o nível escolar, o grupo com maior proporção de "nem-nem" é aquele sem instrução: 66,81%.


"O dado chama a atenção porque há uma armadilha de pobreza educacional. O jovem que estava fora do sistema de educação não conseguiu entrar. Essa dificuldade inibe o sucesso no mercado de trabalho", avalia o diretor da FGV Social, Marcelo Neri, economista responsável pela pesquisa.

Publicidade


A ausência de estudos e ocupação profissional também foi maior entre os jovens chefes de família (27,39%). Entre os filhos, o percentual ficou abaixo da média geral (22,73%).


"Existe um conjunto de jovens à margem do que a sociedade deveria fazer, que é estudar ou trabalhar", indica Neri.

Publicidade


Para o pesquisador, a pandemia pode gerar uma espécie de "efeito-cicatriz". Ou seja, a crise sanitária e econômica ameaça afetar o desenvolvimento e a ascensão social dos jovens.


"A juventude é uma fase para a ascensão trabalhista. Ter uma crise neste momento pode gerar consequências graves", afirma. "É preciso pensar em ações de inclusão digital para os jovens. São medidas factíveis."

Publicidade


No recorte por regiões, o Nordeste tem o maior percentual de "nem-nem": 32%. A porcentagem também é mais elevada entre aqueles que vivem nas periferias das metrópoles brasileiras (27,41%).


O estudo do FGV Social frisa que a pandemia causou fortes impactos no mercado de trabalho. O percentual de desocupação na faixa de 15 a 29 anos subiu de 49,37% em 2019 para 56,34% em 2020.

Publicidade


Por outro lado, a pesquisa sinaliza queda na taxa de evasão escolar, resultado considerado surpreendente por Neri. O indicador atingiu o nível mais baixo da série no quarto trimestre de 2020: 57,95%.


Em igual período de 2019, estava em 62,2%.


No entanto, o estudo pondera que a "combinação entre falta de oportunidades de inserção trabalhista e menor cobrança escolar (presença e aprovação automáticas)" pode explicar o recuo na evasão. O levantamento usa microdados da pesquisa Pnad Contínua, do IBGE.

O Ministério da Economia cogita a criação de um programa focado na inserção dos chamados "nem-nem" no mercado de trabalho, mas ainda não foram apresentados detalhes. A ideia é compartilhar com o empregador o custo dos salários, de até R$ 600.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade