20/10/20
PUBLICIDADE
Imperdível!

Lua, Júpiter e Saturno: confira dicas para observar o fenômeno

Pixabay
Pixabay


O último fim de semana de agosto de 2020 será com predomínio de ar seco e pouca nebulosidade sobre o Brasil. A chuva de uma frente fria cai forte só sobre o Rio Grande do Sul. A maioria das áreas da Região Norte terá pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite. A costa leste do Nordeste também terá um pouco de chuva, mas a maior quantidade de nuvens será no litoral da Bahia, de Sergipe e de Alagoas.


Dica de astronomia para o fim de semana

Que tal aproveitar a secura do ar, o céu com poucas nuvens que predomina sobre o Brasil para ver Saturno e Júpiter pertinho da Lua? É fácil de ver a olho nu e a observação destes planetas será possível mesmo em locais com poluição luminosa, com muita luz artificial, como nas cidades grandes. Mas se tiver um binóculo para observação astronômica, será melhor ainda!

O professor Marcos Calil explica como observar a Lua, Saturno e Júpiter na sexta-feira (28) e no sábado (29). Divirta-se!

Lua próxima de Júpiter e de Saturno

No anoitecer de 28 e 29 de agosto, o céu do Brasil terá um espetáculo astronômico. A Lua estará próxima dos planetas Júpiter e Saturno. Esses dois eventos astronômicos poderão ser facilmente contemplados a olho nu, mesmo nas cidades sem poluição luminosa.

Quem poderá observar?

Qualquer pessoa que estiver no Brasil, independente se estiver nos grandes centros urbanos com alto índice de poluição luminosa ou se estiver numa local totalmente afastado da cidade, ou seja, sem nenhuma luz por perto, poderá observar esse belo fenômeno. A contemplação da aproximação da Lua com os planetas Júpiter e Saturno não requer nenhum equipamento óptico. Basta olhar para cima e pronto!

Quando e como observar?

Este evento astronômico é fácil de ser observado. Basta localizar a Lua na noite de 28 de agosto e procurar um ponto brilhante próximo do nosso satélite natural. Esse ponto brilhante será o planeta Júpiter.

Já, na noite de 29 de agosto, o ponto brilhante que estará próximo da Lua será o planeta Saturno. Em ambas as noites, assim como todo o mês de setembro, os dois planetas poderão ser contemplados a olho nu, mesmo nas cidades que possuem um alto índice de poluição luminosa. Porém, a contemplação da aproximação da Lua com Júpiter e Saturno, poderá ser realizada nas noites de 28 e 29 de agosto.

Para onde e a que horas olhar para o céu?

Em 28 e 29 de agosto, assim que o Sol se pôr, o observador deverá procurar o horizonte leste. Sendo assim, é interessante acompanhar o pôr do sol (ocaso) do Sol - que ocorre no horizonte oeste - e virar 180 graus, ou seja, virar para o horizonte leste. Cerca de 20 minutos após o ocaso do Sol, para qualquer região do Brasil, já será possível observar a olho nu dois pontos acima da linha do horizonte leste. Esses dois pontos são os planetas Júpiter e Saturno.

Para a noite de 28 de agosto, a Lua estará próxima de Júpiter. Para a noite de 29 de agosto, será a vez de Saturno estar próximo da Lua.

O período de observação desses dois eventos ocorrerá durante toda a noite. Porém, vale ressaltar que, com o avançar das horas, devido o movimento aparente da esfera celeste, os planetas vão ganhando altura até atingirem o ponto mais alto no céu, em relação ao observador. Isso ocorrerá entre 20 horas e 21 horas, a depender da localização do observador.

Após essa faixa de horário, os dois planetas e a Lua irão se dirigir para o horizonte oeste, onde o ocaso desses objetos celestes irá ocorrer, entre 1h30min e 3h30min da manhã.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Confira!

Conheça todos os detalhes sobre o signo de Escorpião

20 OUT 2020 às 11h36
Saiba mais

Calor deixa pele desidratada e causa micoses e queimaduras

20 OUT 2020 às 10h10
Aprenda!

Confira três receitas caseiras que ajudam a limpar e hidratar a pele

20 OUT 2020 às 09h45
Confira!

Roupas de pixels é a moda do momento

20 OUT 2020 às 08h39
Saúde mental

Aumento de casos de estresse entre crianças preocupa especialistas

19 OUT 2020 às 16h16
Entenda

Artrose nas mãos: uso excessivo de celular poder ser fator de risco

19 OUT 2020 às 16h07
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados