Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sem quarentena

Manter vendas digitais em alta é desafio para o varejo com fim do isolamento

Thais Carrança - Folhapress
26 ago 2020 às 08:58
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O comércio eletrônico conseguiu manter o forte crescimento em julho, mesmo com a reabertura do varejo físico e relaxamento das medidas de isolamento na maior parte do país.


A conquista de novos consumidores durante a pandemia, maior frequência de compras e aquisição de itens de alto giro - como alimentos, produtos farmacêuticos e de beleza e produtos para animais de estimação - devem garantir a manutenção das vendas digitais em patamar maior do que antes da crise, avalia associação setorial.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas a desigualdade de acesso à tecnologia, dificuldades logísticas de entrega e de segurança na hora do pagamento ainda são desafios para a expansão do segmento no país.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu

Imagem de destaque
Conheça

Quem são os juízes da Lava Jato alvos de questionamento no CNJ

Imagem de destaque
Em 1º turno

Bruce Dickinson, que vem ao Brasil para turnê, se torna cidadão honorário de Curitiba

Imagem de destaque
Veja os números

Mega-Sena 2713 acumula e premiação vai a R$ 72 milhões na quinta-feira (18)


O setor também aguarda apreensivo as possíveis mudanças tributárias com o novo "imposto digital" prometido pela equipe econômica e a entrada em vigor da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), ainda indefinida.

Publicidade


Em julho, as vendas do comércio eletrônico dobraram em relação a igual mês de 2019, com crescimento de 107%, após altas de 111% em junho, 137% em maio e 98% em abril. Os dados, divulgados em primeira mão à reportagem, são do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), em parceria com o Movimento Compre & Confie.


Em relação a junho, a alta de vendas foi mais modesta, de 6% em julho, compensando parte da queda de 13% registrada no mês anterior, na ressaca das vendas do Dia das Mães. Em termos de faturamento, o avanço foi de 109% em julho na comparação anual e de 3% ante junho.

Publicidade


Ainda assim, a participação do segmento no total do varejo segue modesta. Em junho, chegou a 11,2% das vendas do varejo restrito -que não inclui venda de automóveis e material de construção-, comparado a 5,4% um ano antes. Em 12 meses até junho, a parcela é de 7,5%. O cálculo é feito a partir dos dados da PMC - IBGE (Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


"Julho geralmente é um mês fraco, devido às férias escolares, então o crescimento foi surpreendente, por não ter nenhuma data específica que movimentasse as vendas, foi um crescimento orgânico", afirma André Dias, coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net e diretor executivo da Neotrust, consultoria responsável pelo levantamento.

Publicidade


"Entre os principais fatores, estão a entrada muito forte de novos consumidores, que nunca tinham feito nenhuma compra online; a maior frequência de compras entre consumidores já habituados ao consumo digital; e a diversificação entre os heavy users [usuários muito ativos], para categorias como farmácia, beleza e perfumaria, supermercados e pet shop", enumera.


"Esses são movimentos que vieram para ficar, porque, mesmo com a abertura das lojas físicas, as pessoas observaram que a experiência de compra online traz comodidade e a possibilidade de pesquisar preços e economizar", acredita o diretor.

Publicidade


No segundo trimestre, o segmento registrou a entrada de 5,7 milhões de novos consumidores, com 18,2% dos internautas brasileiros (23,6 milhões) realizando alguma compra online entre abril e junho, comparado a 10,1% em igual período de 2019.
Com a Semana do Brasil em setembro, Black Friday em novembro e vendas de fim de ano, Dias acredita que a participação do comércio eletrônico nas vendas do varejo pode chegar a 13% a 14% ainda este ano.


A Cia. Hering é uma das empresas do varejo tradicional que viu seus canais digitais crescerem com força durante a pandemia e agora trabalha para manter o bom desempenho, mesmo com a reabertura das lojas físicas.

Publicidade


A varejista de moda registrou crescimento de 165% nas suas vendas online no segundo trimestre, na comparação anual, e manteve avanço de 150% em julho.


Com isso, as vendas virtuais atingiram 28,4% do faturamento entre abril e junho e a expectativa é de que fechem 2021 em 20% da receita, cinco vezes os 4% de 2019 e o dobro do inicialmente planejado para o ano. Os novos clientes online chegaram a 250 mil, fluxo 70% maior do que no ano passado.

Publicidade


"Ampliamos nosso centro de operação e temos hoje estoque integrado do comércio eletrônico, lojas físicas e do nosso centro de distribuição, o que amplia em muito a disponibilidade e o sortimento", diz Thiago Hering, diretor executivo de negócios da Hering.


A empresa também apostou na criação de "hubs regionais", com suas 750 lojas oferecendo retirada na loja, envio a partir da loja e compra online utilizando a loja como showroom, além de lojas maiores em centros regionais preparadas para fazer entrega expressa no mesmo dia, em até quatro horas. Com isso, o tempo médio de entrega caiu de 7,2 dias para 3,5 dias.


O uso das lojas físicas como "última milha" da venda online também é a estratégia da Raia Drogasil para manter o bom desempenho das vendas digitais em meio ao fim do isolamento social.


A varejista farmacêutica viu suas vendas digitais crescerem 586% no segundo trimestre (ou 490% desconsiderando a aquisição da rede Onofre), comparado a avanço de 104% em igual período de 2019. Com isso, a parcela do digital nas vendas totais passou de 1,2% no segundo trimestre do ano passado, para 7,6% este ano, chegando a 18% em algumas capitais.


"Quando começou a covid, em março, tínhamos 120 micro polos, que são as lojas que entregam ao cliente, chegamos a 390 em julho e a expectativa é ter cada vez mais regiões sendo atendidas pela própria loja, diminuindo o tempo de entrega de um dia para quatro horas ou até uma hora", diz Marcílio Pousada, presidente da RD Raia Drogasil.


Fernando Gambôa, sócio-líder de consumo e varejo da KPMG, avalia que o varejo virtual pode até perder algum espaço no faturamento total das empresas, com a retomada das vendas físicas, mas não voltará ao estágio anterior à pandemia.


Como desafios para o segmento à frente, Gambôa cita a melhora na logística urbana de entrega, a limitação de infraestrutura para boa parte dos consumidores que ainda não têm acesso pleno à tecnologia, a cibersegurança e a adaptação à nova lei de proteção de dados, já que o conhecimento dos hábitos dos clientes e a possibilidade de apresentar ofertas personalizadas é um dos grandes trunfos do varejo eletrônico.


Dias, da camara-e.net, cita ainda outra fonte de preocupação para o setor: a ainda indefinida reforma tributária do governo, que promete ampliar a taxação sobre as vendas do varejo eletrônico.

"Certamente, dependendo da alteração que vier a ocorrer, vai gerar impacto nas vendas. Por isso os grandes players têm se mobilizado para evitar mudanças, porque vai afetar o setor da economia que mais vem se destacando na pandemia", diz.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade