Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Paixão de Cristo

Missa da Paixão do Papa critica 'ilusão de onipotência'

Ansa Brasil
10 abr 2020 às 17:06
- Ansa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O papa Francisco celebrou nesta sexta-feira (10) a missa da Paixão do Senhor em uma Basílica de São Pedro vazia por causa da pandemia do novo coronavírus, que já contaminou mais de 1,6 milhão de pessoas em todo o mundo e deixou um rastro de cerca de 100 mil mortes.

Logo após a procissão de entrada, o líder católico se deitou no chão e rezou prostrado em frente ao crucifixo da igreja durante alguns minutos. Como de costume, o pregador oficial da Casa Pontifícia, padre Raniero Cantalamessa, celebrou a homilia e disse que a pandemia despertou a humanidade para seu maior perigo: a "ilusão da onipotência".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Bastou o menor e mais disforme dos eventos da natureza para nos lembrar que somos mortais, que a potência militar e a tecnologia não bastam para nos salvar", disse Cantalamessa, acrescentando que o vírus "não conhece fronteiras".

Leia mais:

Imagem de destaque
Operação Fim da Linha

Entenda como funciona a lavagem de dinheiro do PCC em empresas de ônibus em São Paulo

Imagem de destaque
Dia do beijo

De herpes à surdez, saiba quais são os riscos do beijo

Imagem de destaque
Neste mês

PF vai aos EUA verificar transações sobre caso de joias de Bolsonaro para concluir inquérito

Imagem de destaque
Aprovada em fevereiro

CNJ suspende medida que proíbe uso de cropped no STJ


"Em um instante, derrubou todas as barreiras e distinções: de raça, de religião, de riqueza, de poder. Não devemos voltar atrás. Como exortou o Santo Padre, não devemos desperdiçar essa ocasião. Não deixemos que tanta dor, tantos óbitos e tanto empenho heroico dos operadores sanitários sejam em vão", afirmou.

Publicidade


Em sua pregação, Cantalamessa também disse que a pandemia de coronavírus "não é um castigo de Deus", já que os pobres costumam sofrer as maiores consequências. "Deus desorganiza nossos projetos e nossa calma para salvar-nos do abismo que não vemos, mas Deus é nosso aliado, não do vírus", salientou.


Segundo a homilia, a natureza tem "uma espécie de liberdade para evoluir de acordo com suas leis", e o mundo não é um "relógio programado antecipadamente em cada mínimo movimento". "Outro fruto positivo da atual crise sanitária é o sentimento de solidariedade. Quando, pelo que podemos lembrar, os seres humanos de todas as nações se sentiram tão unidos, tão iguais, tão pouco dispostos a brigar, como neste momento de dor?", questionou.

Publicidade


Cantalamessa ainda pediu que os recursos destinados às armas sejam revertidos para a saúde, a higiene, a alimentação, a luta contra a pobreza e a proteção da natureza. "Nós também, após esses dias que esperamos que sejam breves, ressurgiremos e sairemos dos sepulcros de nossas casas, não para voltar à vida de antes, mas para uma vida nova, como Jesus. Uma vida mais fraterna e humana, mais cristã", concluiu.


Ligação ao vivo

Publicidade


Cerca de uma hora e meia antes da missa, o Papa entrou ao vivo em um telefonema na Rai, a emissora pública italiana, e comparou operadores sanitários e outros que estão na linha de frente contra a pandemia à Virgem Maria.


"Neste momento, penso no Senhor crucificado e em outras tantas histórias de crucificações na história e de hoje, desta pandemia: médicos, enfermeiros, enfermeiras, freiras, padres, óbitos na frente de batalha como soldados que deram a vida por amor, resistentes como Maria sob as cruzes de suas comunidades, nos hospitais, tratando dos doentes", disse Francisco.

O Pontífice ainda expressou solidariedade aos afetados pela pandemia e afirmou que a esperança "não apaga a dor, mas não decepciona".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade