Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuide da sua saúde

Mitos e verdades sobre alimentação e a hipertensão arterial

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
26 abr 2022 às 17:30
- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

!Um em cada quatro brasileiros são diagnosticados com hipertensão arterial, conforme informações do Ministério da Saúde. Para enfatizar a importância da prevenção e divulgar os riscos relacionados à doença foi criado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril. Conhecida popularmente como pressão alta, a hipertensão é uma doença desencadeada por vários fatores, incluindo a obesidade, idade avançada, diabetes, entre outras causas.

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

A Coordenadora do setor de Nutrição da Fundação Pró-Rim, Jyana Gomes Morais Campos, esclarece algumas questões referentes à alimentação e a hipertensão arterial. Afinal, uma dieta saudável pode prevenir doenças, incluindo a pressão alta. Confira alguns dos mitos e verdades que envolvem esse tema:

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida

Imagem de destaque
Em rede social

Jair Renan diz que trocou RJ, reduto dos Bolsonaro, por SC devido ao 'povo trabalhador e honesto'

Imagem de destaque
Dados de 2022

Mundo joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, diz ONU

Imagem de destaque
Veja ranking

Tamarana está entre os municípios com mais casamentos no Brasil


O sal é o maior vilão para a pressão arterial. Basta retirá-lo da preparação de alimentos para evitar a doença

Publicidade


Jyana: Verdade, o sal é um vilão da alimentação, sim! Mas, ele não pode ser responsabilizado isoladamente pelo aumento da pressão arterial. Já existe comprovação científica que o elevado consumo de sal pode aumentar a mortalidade mesmo de pessoas sadias Porém uma alimentação saudável, visando prevenção e combate às doenças crônicas como a hipertensão, deve conter diversos cuidados como: consumo adequado de sal, de frutas e vegetais, de gorduras, etc. Além da prática de exercícios e evitar o tabagismo e alcoolismo.

Publicidade

 

Alimentação saudável pode combater a hipertensão

Publicidade


Verdade, pode ajudar e muito na prevenção e no controle. Nesse caso a alimentação saudável deve contar com o consumo adequado de frutas, vegetais e grãos, limitar o consumo de sódio (sal), evitar processados/industrializados e o tabaco.


O uso de chás pode controlar a pressão alta

Publicidade


Mito. O uso de chás é liberado, mas ele sozinho não consegue controlar a pressão.


A substituição do sal normal pelo sal light é uma das sugestões dos profissionais de saúde para quem sofre de hipertensão

Publicidade


Mito. O sal normal é cloreto de sódio e o sal light é cloreto de potássio, então é contra indicado para renal crônico. O sal light pode ser recomendado para pessoas que não tem problemas renais, porém sempre na quantidade certa, não adianta trocar o tipo de sal e usar muito porque vai fazer mau igual. O recomendando é o sal normal, o simples, mas em pouca quantidade.

 

Publicidade

O consumo de bebidas a base de café ou alcoólicas podem influenciar nos níveis da pressão em pessoas com predisposição à hipertensão


Depende. O consumo de café, não (não se recomenda em grandes quantidades). Já a ingestão de álcool, sim.


Se você quer prevenir a pressão alta, tire o saleiro da mesa


Perfeito! Troque o saleiro por limão e azeite de oliva.


Uma alimentação com altas quantidades de comidas ultraprocessadas podem desencadear a hipertensão e também problemas cardíacos


Verdade. O consumo de alimentos como nuggets, macarrão instantâneo e bolachas em excesso e com muita frequência pode, sim, corroborar na hipertensão e doenças cardiovasculares.


Pacientes com hipertensão arterial devem evitar o consumo de carne suína, pois apresenta muita gordura


Mito. O consumo de carne suína pode ser recomendado igualmente como as outras carnes, dando preferência às partes com menos gordura e usando pouco sal como tempero.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade