Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alô, Jung?

Não consegue se lembrar dos seus sonhos? Confira 7 dicas que podem te ajudar

WeMystic
08 ago 2021 às 22:01

Compartilhar notícia

Lux Graves/Unsplash
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Enquanto alguns se lembram frequentemente dos seus sonhos, outros não conseguem se recordar nem de um detalhe sequer. Às vezes eles até surgem pela manhã ou no meio da noite, de forma impactante, estranha, e perseguem a sua mente consciente ao longo de todo o dia — mas não é esse tipo de sonho que você gostaria de se lembrar, não é mesmo?


A verdade é que, quanto mais estranho o sonho, pior a sua memória. Ao acordar, temos dificuldade em identificar essa estranheza, criar uma linha temporal e encaixar as peças do subconsciente. Agora, se o sonho está seguindo um caminho lógico, então seu cérebro sabe o que vai acontecer a seguir e armazena esse "filme”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas não se preocupe se você está no time dos sonhos estranhos (os daqueles que não se lembra de nada). Existem técnicas muito simples que podem te ajudar a se lembrar cada vez com maior frequência daquilo que o seu subconsciente quer transmitir. Fique de olho nas dicas!

Leia mais:

Imagem de destaque
Muito tempo online

Jovens hiperconectados, mas isolados: como a tecnologia impacta as novas gerações

Imagem de destaque
Especialista comenta

Quais os perigos de pais e responsáveis terceirizarem as férias escolares dos filhos?

Imagem de destaque
atividades lúdicas e educativas

Férias escolares: veja 8 dicas de atividades para entreter as crianças

Imagem de destaque
A partir de R$ 60 mil

Levantamento revela o gasto médio mensal de um Sugar Daddy em 2025


1. Procure manter uma consistência na hora de ir para cama
Não espere estar muito cansado nem completamente alerta para ir se deitar. Encontre o ponto de equilíbrio, ou defina um bom horário para começar a relaxar corpo e mente.

Publicidade


Ao encostar a cabeça no travesseiro, não tente adormecer imediatamente. Procure meditar um pouco no escuro antes de pegar no sono, cerca de 20 minutos. Durante esse processo, é provável que você tenha algumas alucinações hipnagógicas, as quais consistem em uma espécie de "preparação” da mente para o sono.


Durante essas alucinações, você poderá se deparar com imagens aleatórias, sons e sensações táteis enquanto está adormecendo. Não, você não está tendo um pesadelo! Este é apenas um breve momento que ocorre durante a transição sono-vigília.

Publicidade


2. Fixe uma intenção


Não há comprovações científicas quanto a isso, mas muitos afirmam sua eficácia. Quando já estiver deitado, relaxe e pense sobre aquilo que gostaria de sonhar — com detalhes, se possível. Enquanto imagina, repita a si mesmo que deseja se lembrar daquilo que sonhou pela manhã.

Publicidade


Essa técnica não somente auxilia na memorização do sonho, mas pode te ajudar a ter sonhos lúcidos, ou seja, a capacidade de escolher e controlar o mundo onírico.


3. Evite acordar com o auxílio do despertador

Publicidade


Acordar no susto reduz drasticamente qualquer possibilidade de se lembrar de um sonho. Por isso, o ideal é que você acorde naturalmente ou faça uso de inteligência artificial para te ajudar a despertar quando seu sono estiver mais leve.


Aplicativos como o Sleep Cycle monitoram a sua noite e te despertam dentro de uma janela de horários predefinidos por você, selecionando o momento em que seu sono está mais leve para tocar. Assim, você acorda de forma mais suave.

Publicidade


E ao escolher um toque, prefira a vibração ou músicas agradáveis. Lembre-se que o despertador convencional cont
ribui em muito para o aumento da noradrenalina, que está relacionada ao sistema de alerta do corpo humano. Ou seja: quando o alarme toca, você automaticamente transfere a sua atenção para a vigília, esquecendo-se do sonho.


4. Não se levante logo da cama

Publicidade


Assim que acordar, procure ficar um tempo a mais na cama, de olhos abertos ou não, tentando se lembrar dos seus sonhos. Evite ao máximo mudar de posição ou se mexer muito; foque na lembrança. Talvez você não consiga juntar as cenas logo na primeira tentativa, mas não desanime.


Uma boa dica é começar a testar esses métodos no final de semana, ou algum dia que você possa calmamente dormir até acordar.


5. Beba três copos de água antes de dormir


Essa é uma dica valiosa e pouco explorada porque pode ser incômoda para a maioria das pessoas. Nesse método, você irá beber três copos generosos de água antes de se deitar. Consequentemente, sentirá vontade de ir ao banheiro durante a madrugada, e é aí que a mágica acontece.


Na maioria das vezes, nosso corpo manifesta a vontade de urinar logo depois do nosso ciclo REM, período mais propício para que você consiga se lembrar de um sonho.


Então se levante, vá ao banheiro e, na volta, anote algumas palavras-chave de tudo o que se lembrou, ou grave. Dessa forma, vai ser muito mais fácil criar uma cronologia do seu sonho ao acordar.


6. Anote cada detalhe
Essa certamente é a parte mais importante, e a que menos pessoas têm o costume de aderir. Ela consiste em ter um caderninho do lado da cama e, assim que acordar, anotar detalhe por detalhe daquilo que conseguiu se lembrar do sonho.


Nos primeiros dias você pode ficar frustrado, mas com o passar da primeira semana, você perceberá que seus sonhos começarão a ficar mais vívidos, ricos em detalhes e até mais longos (na verdade, eles ainda têm a mesma duração, mas agora você se lembra de quase tudo).


Algumas pessoas são mais práticas e optam por utilizar o celular para gravar esse roteiro da mente. Aliás, falar em voz alta pode te ajudar ainda mais a memorizar, fixando as imagens até mesmo a longo prazo. Se não tiver vergonha, é uma boa ideia!


7. Conte seu sonho para alguém


Como dissemos anteriormente, falar seu sonho em voz alta ativa áreas do cérebro relacionadas à memória. Mas existe um efeito bônus: se você pegar o costume de contar seu sonho para alguém, seja logo pela manhã ou ao longo do dia, verá que alguns flashbacks começarão a lhe ocorrer à mente.

Surgiu uma nova informação? Anote no caderninho ou crie uma outra gravação para complementar a história. Faça disso um hábito, mesmo que a outra pessoa te ache meio maluco com os sonhos que você vem tendo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas