Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia Nacional do Luto

Neurocientista fala em como lidar com o luto, mesmo sem poder ver a pessoa que morreu

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 jun 2021 às 17:23
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No último sábado (19) foi celebrado no Brasil o "Dia Nacional do Luto”, uma data dedicada à reflexão e aos sentimentos de perda. Desde sempre escutamos que aceitar a morte de alguém obedece a um ciclo quase ritualizado em que a dor sentida tem que ser aglomerada à visão do corpo inerte, frio, sem vida. Esse momento duro e de choque seria especialmente necessário para a aceitação da finitude e daria lugar a um novo ciclo, uma nova estrada sem essa pessoa. Mas a época que vivemos fez com que tal não fosse possível.


A pandemia da covid-19 afastou-nos dessa parte, afastou-nos da visualização do corpo morte, afastou-nos desse luto palpável. Poderíamos esperar portanto que o ciclo do luto não fosse completado. No entanto, para o PhD, neurocientista, neuropsicólogo e biólogo Fabiano de Abreu, as coisas não tem que ser exatamente assim.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


" Eu aceito essas estratégias comumente usadas para aceitar o término. No entanto, eu acredito muito mais no uso da inteligência emocional. Um luto em que a consciência e a razão estão presentes. Não ver o corpo não tem que significar a não aceitação da morte. Está relacionado ao sistema límbico (SL) que se conecta com o córtex pré-frontal (CPF) e este, por sua vez, pode racionalizar e amenizar o SL.", esclarece.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt

Imagem de destaque
Entenda

STF permite uso de vestimentas religiosas em foto de documentos oficiais

Imagem de destaque
O tio Paulo

O que se sabe sobre o caso do idoso morto em banco do Rio

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu


Para Abreu, o não ver o corpo pode até acarretar aspetos positivos.

Publicidade


" A perda pode ser melhor aceita quando trazemos à consciência a natureza da morte e a percepção sobre a vida. Não ver a pessoa morta pode se tornar positivo pois vamos reter na memória, as imagens e as vivências boas. É-nos possível fazer um engrama, uma pista neuronal dos momentos bons sem que o momento de choque possa criar um engrama maior de cunho negativo."


O neurocientista não descarta a importância dos passos naturais que são dados quando alguém falece mas ressalva que o saber usar a nossa inteligência emocional pode ser tanto ou mais importante.

" O que realmente importa é que consigamos sentir que somos inteiros depois da partida de alguém. Alcançar um patamar em que ao recordar essa pessoa apenas as boas memórias prevalecem ajudará muito a encontrar o nosso bem-estar. A não presença dói mas recordar o que nos faz amar cura.", conclui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade