Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Londrina e Manaus

No mundo da música: jovens artistas brasileiros compartilham suas experiências

Victória Vischi - Estagiária*
19 fev 2021 às 17:42
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A paixão pela música é algo que move multidões. Acredita-se que a música tenha surgido há 50 mil anos, mas, independentemente da data, sabe-se que a história da música é longa e foi marcada por diversas transformações até chegar ao que é hoje. Arte que encanta o mundo todo, para muitos a paixão vai além de ouvir música, ela desperta a vontade de compor e criar novas canções.


Sobre isso, dois jovens artistas de diferentes lugares do Brasil compartilharam com a gente sua jornada no mundo da música e comentaram sobre o cenário local em que cada um está inserido.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Londrina - Paraná - Brasil

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida

Imagem de destaque
Em rede social

Jair Renan diz que trocou RJ, reduto dos Bolsonaro, por SC devido ao 'povo trabalhador e honesto'

Imagem de destaque
Dados de 2022

Mundo joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, diz ONU

Imagem de destaque
Veja ranking

Tamarana está entre os municípios com mais casamentos no Brasil


Foto João Ricardo / Studio Ber Sardi
Foto João Ricardo / Studio Ber Sardi - Cantor Luker, 23
Cantor Luker, 23


Lucas Roberto é um londrinense de 23 anos que é cantor, compositor e produtor musical. Ele se apresenta com o nome artístico Luker e começou a produzir música quando tinha 17 anos "Por conta própria a desenvolvi minhas habilidades de canto e produção musical através da pura curiosidade e empirismo”, conta.

Publicidade


Luker explica que iniciou seus estudos em produção musical e técnica vocal por conta própria. A partir de releituras de músicas que ele gostava foi aprendendo a se expressar musicalmente e aumentando sua vontade de se dedicar a produção musical. "Apesar disso, não era de expor muito minhas produções para as outras pessoas, tinha vergonha do que pensariam daquilo, ou até medo de que julgassem minha decisão de querer ser artista, musico ou produtor musical", conta.


Atualmente Luker se dedica integralmente a sua carreira musical, mas nem sempre foi assim. No início, por estar no final do ensino médio, a desvalorização das artes como opção de carreira profissional e a pressão do vestibular pesaram bastante. "Eu não sentia que minhas habilidades eram 'úteis' para uma vida profissional. Afinal a arte nunca foi valorizada de verdade nos locais”, relata.

Publicidade


A maior dificuldade nesse caminho foi a desvalorização da arte como uma carreira profissional, das dificuldades de lucrar com isso "por ser arte, esse processo acaba sendo levemente romantizado e não levado a sério realmente levado a sério, não só em minha região". "Essa pressão econômica que paira sobre o brasileiro faz com que muitas vezes cedamos nossa força de trabalho em algo não necessariamente dentro do nosso ramo, inclusive dentro do próprio cenário musical”, opina.


"Hoje a música se tornou minha vida. Muito mais do que uma profissão, é a extensão dos meus sentidos e percepções.”, compartilha Luker que além de continuar com seus estudos e trabalho de criação e produção musical tem focado em expandir suas experiências dando aulas particulares de técnica vocal. E, além de conteúdos musicais voltados para a internet, Luker faz parte de uma banda montada pensando em apresentações ao vivo para eventos e editais culturais.

Publicidade



Agora, Luker pretende focar em produzir músicas autorais, com sua identidade musical. "Desejo consegui através de minhas músicas, tocar a mente e corpo das pessoas. Ajudar a fazer com que elas verdadeiramente se identifiquem com elas mesmas, através de mim." No final de 2020, Luker lançou a música Say Yes, seu primeiro lançamento autoral.

Publicidade


Manaus – Amazonas – Brasil


Hannah Gonçalves
Hannah Gonçalves - Cantora Julia Albook, 21
Cantora Julia Albook, 21


Julia Albook, 21, toca instrumentos desde criança. Juntando esse conhecimento com o interesse por escrever poemas, ela começou a compor. "Por isso foi fácil juntar os poemas, com as melodias da minha cabeça”, apresenta.

Publicidade


Albook trabalha como professora de inglês, mas seu foco é a música. Ela compartilha que trabalhar com música não é fácil. Primeiro por ser uma mulher na indústria musical. "É como se não acreditassem no nosso trabalho. O julgamento vem muito antes de subirmos no palco. Eu luto muito para deixar as pessoas sem palavras, principalmente as que duvidam da minha capacidade artística."


Publicidade


Além disso, ela considera que a parte mais difícil é fazer com que o público ouça suas músicas e isso vem acompanhado da insegurança com novos lançamentos. "Não sabemos se vai ser bem aceito, se as pessoas vão gostar”, afirma. E pode esperar mais lançamentos por aí, a cantora planeja lançar vários singles durante 2021. Seu single mais recente Silent Part foi lançado em janeiro de 2021, o primeiro lançamento desde o EP de estreia da artista "Adrenaline” lançado em 2019.


"O cenário na minha região é bem representado, tem muitos talentos, mas do meu estilo são raríssimos”, compartilha Albook que escreve músicas do estilo indie e compõe em língua inglesa.



Sobre o que a música representa para ela, Albook responde que "música é tudo o que tenho, para me sentir viva. Os shows me empolgam demais, sempre me sinto uma pessoa completamente diferente quando estou numa performance. A energia é belíssima”. Além disso, ela considera que sua maior sorte "é ter canções para marcar determinadas épocas, da vida das pessoas”.


Gostou do tema? Confira as experiências compartilhas por outros jovens artistas nas seguintes matérias:
Jovem artista estadunidense conta que voltou a buscar uma carreira musical durante a pandemia
Musicista portuguesa que cursa Musica na Comunidade compartilha sua experiência de aprendizagem

*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade