O 21 Buttons, aplicativo com foco no mundo da moda, está se popularizando entre os internautas brasileiros. Disponível para Android e IOS, o app existe desde 2015 e está presente em 12 países, mas chegou ao Brasil em junho de 2019. A ascensão do programa para smartphones deve-se ao fato dele recompensar financeiramente os perfis que conseguem concretizar compras por meio de suas fotos.
Para tirar as dúvidas sobre o funcionamento do app, o Portal Bonde entrevistou Bianca Pagliarini, influencer marketing manager do Brasil que trabalha no escritório do 21 Buttons em Barcelona (Espanha). "Primeiramente, vale ressaltar que o aplicativo é para qualquer pessoa acima de 12 anos. É bem simples, basta postar uma foto do look e marcar a loja que você comprou, com o preço. Se outro usuário clicar nessa marcação e realizar a compra, entendemos que a venda foi feita graças à influência do perfil, o que o torna merecedor da recompensa financeira." Segundo Pagliarini, a comissão varia entre 4% e 6% do valor da peça vendida e, para receber, basta acumular seus primeiros R$ 30.
Virginia Fonseca, digital influencer de Londrina, descobriu o aplicativo há aproximadamente um mês. "Em pouco tempo, consegui mais de R$ 100 e acredito que todo mundo é capaz. Acho que vale postar todas as peças, desde as mais baratas até as mais caras e, se você levar isso como trabalho, é possível se manter financeiramente", conta a youtuber. Fonseca também indica que as pessoas não tenham medo do que os outros vão falar. "Seja você mesma, crie looks, aproveite este aplicativo e o principal: não desista." Veja o perfil da influencer, que conta com mais de 20 mil seguidores:
Leia mais:
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção
Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte
A consultora de imagem e estilo de Londrina Ariane Asso experimentou o 21 Buttons e considera difícil uma pessoa anônima ganhar destaque pelo 21 Buttons. "Acredito que o app seja mais útil para ver em corpos reais peças de roupa que antes estavam disponíveis só em um catálogo online ou para comprar algum look específico", pondera.
Asso também avalia aspectos do app que não agradam. "O campo de busca é algo que não gostei muito. Se seleciono um modelo específico de calça, por exemplo, aparecem vestidos, saias. Ocorre também de clicar na marcação da foto e, ao abrir, ser outro produto." A consultora fez um post na sua conta do Instagram sobre o aplicativo:
Ver essa foto no InstagramPublicidade
Para quem quer tentar ganhar uma graninha extra, Pagliarini e Julia Rocha, que também trabalha no 21 Buttons, listam bons comportamentos que podem impulsionar o perfil:
1- Quanto mais singular for o seu estilo, mais chances de se destacar você terá.
2- Mantenha uma boa frequência de posts.
3- Interaja bastante, siga perfis que você gosta e comente nas publicações.
4- Tenha cuidado ao fazer a marcação da loja na peça e coloque o valor correto. É recomendável indicar marcas nacionais, apesar de ter a possibilidade de mencionar marcas do mundo todo.
5- Capriche na descrição da foto. Fale sobre o material da roupa ou calçado, melhor ocasião para o look e abuse das hashtags.
Apesar do app estar se popularizando na internet, também existem outras opções para tentar ganhar dinheiro no mundo da moda. Uma delas é o aplicativo Enjoei (disponível para Android e IOS), o qual permite vender itens que não usa mais (ou mesmo novos), assim como comprar de outras pessoas também. Porém, 20% do valor da peça fica para os desenvolvedores. É permitida a venda de qualquer objeto, mas as roupas e acessórios predominam.
Vale ressaltar a ideia que muitas meninas estão adotando: criar um perfil no Instagram ou uma página no Facebook, montar looks diferentes, fazer fotos bem produzidas com itens usados e vender por um valor bem acessível.
*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg*