Pesquisar

Canais

Serviços

- Pexels
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Inchaço

Nutricionista dá dicas para diminuir a retenção de líquidos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 out 2021 às 17:26
Continua depois da publicidade

A retenção de líquidos, mal, que atinge principalmente as mulheres, ocorre quando o corpo não consegue eliminar fluidos em excesso, que acabam se acumulando em tecidos das pernas, tornozelos, mãos e abdômen. 

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Segundo a nutricionista Juliana Vieira, retenção de líquidos é o nome popular que descreve o inchaço no corpo ou em parte dele. Segundo a profissional, é comum as pessoas sentirem que estão “retendo líquidos”. 

Continua depois da publicidade


"As pernas inchadas no final do dia, com marcas de pressão das meias ou dos sapatos, são um exemplo de edema – termo médico que se refere ao inchaço"


Ela aponta as possíveis causas do mal: "Alimentação inadequada , como salsicha, presunto, temperos prontos, biscoitos, sorvetes, balas, macarrão instantâneo e salgadinho de pacote. Beber pouca água e consumir álcool também contribuem para o quadro. Problemas renais, cardíacos ou hepáticos ou doenças da tireoide que provocam um tipo específico de edema", explica. 

Continua depois da publicidade

 

Juliana listou 7 hábitos alimentares que vão te ajudar a desinchar:


Beba bastante água: 


Beber bastante água é indispensável para evitar o inchaço, pois a hidratação adequada colabora com o bom funcionamento dos rins e a eliminação de toxinas do organismo.


Insira mais alimentos naturais no seu cardápio alimentar


Verduras, leguminosas e castanhas são alimentos que não podem faltar em sua dieta. Frutas, como melancia, melão, abacaxi, pepino e manjericão também possuem ação diurética, ajudando o corpo a eliminar o excesso de líquidos.


Coma alimentos ricos em fibras 


As fibras, que colaboram para o bom funcionamento do intestino, também ajudam a prevenir a retenção de líquidos. Mamão, laranja, ameixa e folhas em geral são alimentos fontes de fibras que devem fazer parte da dieta para evitar a prevenir o inchaço indesejado.


Cereais integrais ajudam no bom funcionamento do intestino


Pão integral, pão de centeio, farelo de aveia, farelo de trigo e arroz integral são cereais integrais que colaboram para o bom funcionamento do intestino e também ajudam a desinchar.


Beba chás diuréticos


Chá de boldo, chá de hibisco e chá verde têm ação diurética e ajudam a eliminar líquidos e, portanto, a evitar o inchaço.


Evite alimentos ultraprocessados e ricos em sódio


Açúcar, conservantes, embutidos, refrigerantes e fast foods colaboram com a retenção de líquidos 


A nutricionista listou alguns sinais de que o inchaço pode ser grave. Por isso, se você tiver um deles, a profissional orienta que procure um médico:


- Se seus pés incharem muito a ponto de os sapatos e meias ficarem apertados ao longo ou no final do dia;

- Se amanhecer com as pálpebras ou o rosto inchado;

- Se houver inchaço assimétrico, mesmo que leve (só uma perna, ou só um braço, por exemplo), pois pode ser um sinal de trombose;

- Se aparecer inchaço no corpo, depois de começar a usar um remédio novo. Ele pode ser efeito colateral ou reação alérgica provocada pelo medicamento.

Continue lendo