Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Neuralink

O poder da mente humana em desenvolvimento: o que você pode fazer apenas com o cérebro?

Redação Bonde com assessoria de imprensa
22 jun 2021 às 09:28
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Escolher músicas, ingressar em aplicativos ou registrar memórias de uma forma muito mais tecnológica e inimaginável é o que Elon Musk pretende. Com os avanços e as transformações digitais que a sociedade vive, a inteligência artificial e a humana estão prestes a se confundirem, sendo objetos de estudo pela ciência, despertando curiosidade para os fãs de tecnologia. Entre curiosos e cientistas, uma empresa tem se destacado na mídia pelos seus projetos: a Neuralink.


Esta é uma empresa de neurotecnologia, fundada pelo bilionário e visionário Elon Musk, que diz estar receoso com o futuro das pessoas em relação às IAs e deseja tomar outros rumos. Para além da ficção científica ou desenho dos Flintstones, Musk desenvolveu um microchip capaz de controlar computadores, smartphones e outros dispositivos. Este chip é implantado no cérebro humano e pode auxiliar pessoas com atividades motoras limitadas, com algumas deficiências cerebrais e o público em geral.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Evitando o desconforto e o visual, por vezes, desagradável, o fundador da Neuralink garante que este dispositivo que será implantado é quase imperceptível, diferente de alguns apresentados pela concorrência. Com a localização no topo da cabeça, ele é ligado ao cérebro por fios muito finos e, a partir disso, será possível executar funções do dia a dia, como mandar mensagens, escolher músicas e até fazer o monitoramento da saúde do usuário, apenas com a mente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida

Imagem de destaque
Em rede social

Jair Renan diz que trocou RJ, reduto dos Bolsonaro, por SC devido ao 'povo trabalhador e honesto'

Imagem de destaque
Dados de 2022

Mundo joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, diz ONU

Imagem de destaque
Veja ranking

Tamarana está entre os municípios com mais casamentos no Brasil


Além de pequeno, o implante promete ser feito de forma rápida e indolor, a ponto de o paciente ir ao hospital, realizar a cirurgia e voltar para casa no mesmo dia. A cirurgia é inacreditável: feita por um robô desenvolvido pela própria empresa do bilionário, capaz de cortar o crânio do tamanho exato e necessário para o implante do chip.


Apesar de muito aguardado, o dispositivo só foi testado, por enquanto, em animais. No experimento com macacos foi possível ver o animal jogando vídeo game, tendo o cérebro como seu controle. Com porcos, observou-se que não foi causado nenhum dano no órgão do animal (quando ele estava com o chip e também quando o retirou). Musk já conseguiu a autorização do órgão regulador norte-americano para que o chip seja utilizado em alguns tratamentos, aguardando agora a aprovação para realização do teste com segurança.

Ele garante que, com o passar do tempo, o valor para implantação dos chips, inicialmente alto, diminuirá consideravelmente, podendo ser mais acessível a quem se interessar. Além disso, vagas estão abertas para o desenvolvimento das pesquisas e para voluntários de experiências.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade