Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Anote já!

Os incríveis benefícios dos chás ayurvédicos e receitas para começar

Wemystic Brasil
20 abr 2021 às 09:09
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Talvez você tenha experimentado verdadeiros milagres da medicina ayurvédica em algum momento da sua vida. E, se não, provavelmente ouviu falar dela durante uma aula de yoga ou leitura em sites e blogs direcionados à saúde e bem-estar.


Mas você já parou para pensar como é possível que algo tão natural seja capaz de curar quase qualquer tipo de doença sem quaisquer efeitos colaterais? Parece mágica, não é mesmo? Mas é pura ciência!

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um pouco sobre Ayurveda

Leia mais:

Imagem de destaque
Sentiu

Gracyanne Barbosa diz que devia ter feito terapia de casal com Belo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda o que é Tranca Rua, citado em projeção de Ludmilla

Imagem de destaque
Compartilhar Meu Date

Tinder lança recurso que facilita divulgação de informações sobre encontros

Imagem de destaque
Jogou R$ 10 mil

Influenciadora faz 'chuva' de dinheiro e gera tumulto em Balneário Camboriú


Traduzida literalmente como a ciência da vida, Ayurveda consiste em uma forma holística de encontrar equilíbrio entre corpo, mente e espírito, incorporando dietas, estilos de vida, ervas e práticas de yoga. Tudo isso desmembrado em três biotipos distintos, os chamados doshas.

Publicidade


O Ayurveda é uma medicina tradicional indiana focada na cura do corpo em sua totalidade. E, mesmo depois de mais de 5000 anos de existência, ela continua sendo aplicada — inclusive pela medicina tradicional Ocidental.


Assim como a Medicina Tradicional Chinesa, o Ayurveda traz à tona a necessidade do equilíbrio, e a compreensão sobre como esses desequilíbrios podem causar diferentes problemas de saúde.

Publicidade


A verdade é que a medicina moderna está primariamente focada em tratar as doenças, ao invés de investigar a raiz do problema ou formas de preveni-las. E quando falamos em Ayurveda, estamos nos referindo a uma abordagem completamente diferente.


Tudo aquilo que você ingere, e quando você ingere, são extremamente importantes para proporcionar o equilíbrio perfeito de um indivíduo, em sua composição de nascimento e/ou atual — de acordo com o estilo de vida vigente e hábitos adotados ao longo da vida.

Publicidade


A partir do momento em que você permite que o Ayurveda faça parte da sua rotina, um novo universo em termos pessoais, profissionais e sociais se abre. E você se torna uma pessoa mais liberta de qualquer tipo de estresse, abrindo espaço para a saúde e a felicidade.


Frutas, ervas e especiarias são muito importantes nessa jornada, e o Ayurveda estará ao seu lado para orientá-lo e adaptá-lo a cada estação do ano, alterando dietas e estilos de vida. Você está pronto para este desafio?

Publicidade


O que são os chás ayurvédicos?


Existem diversos tipos de chás recomendados pelo Ayurveda, cada um com benefícios bastante particulares. A grande maioria deles envolve a presença de ervas, mas muitas também consistem em um conjunto de elementos únicos.

Publicidade


Os chás ayurvédicos quase sempre são compostos por um blend de diversos ingredientes, cada um com propriedades específicas, trabalhando em conjunto para proporcionar relaxamento, aumento da imunidade, desintoxicação, dentre outras.


E o mais interessante é que o Ayurveda não recomenda apenas uma erva para um problema específico. Ao invés disso, essa é uma medicina que faz uso de um método personalizado para decidir qual erva seria capaz de trazer mais benefícios a determinado indivíduo — com base nos já citados doshas.

Publicidade


Vata, Pitta e Kapha


O Ayurveda reconhece três energias como sendo parte do corpo humano: Vata, Pitta e Kapha. Essas energias são manifestadas por meio da nossa constituição física, mental e de temperamento, e são todas muito evidentes em cada um de nós.


Em poucas palavras, pessoas predominantemente Vata são mais magras, têm dificuldade para ganhar massa magra e são extremamente criativas; os Pitta perdem peso facilmente, assim como ganham músculos, são organizadas e têm pavio curto; já os Kapha ganham gordura e músculos quase na mesma proporção, são tolerantes e afetuosas.


Pois bem, todos nós possuímos uma ou duas dessas energias predominantes, as quais definem o nosso biotipo, nossas características primárias; mas todas as três devem permanecer em equilíbrio quando tratamos de cotidiano, de hábitos, pensamentos e atitudes.


Qualquer que seja a situação de estresse ou evento que promova o desequilíbrio dessas energias, pode causar doenças — sejam elas de quaisquer naturezas. Mas se você tiver acesso a determinadas ervas, rituais e cuidados, seu corpo e sua mente irão agradecer imensamente, tanto por dentro quanto por fora.


Os benefícios dos chás ayurvédicos


A recente popularidade do Ayurveda no Ocidente, combinada à ciência moderna trouxeram incríveis resultados no tratamento de diversas doenças, como alergias, pressão alta, níveis elevados de colesterol, artrite reumatoide e até mesmo distúrbios relacionados à saúde mental.


E quando falamos em chás ayurvédicos, estamos nos referindo a ferramentas utilizadas para equilibrar cada dosha. Mas vale dizer que eles são fazem todo o serviço — você também precisa seguir as recomendações alimentares e de estilo de vida consoantes com o seu biotipo e atual desequilíbrio.


Cada chá possui um sabor, uma qualidade, uma potência e um efeito pós-digestivo. E todos esses aspectos precisam ser observados ao escolher a bebida ideal. Por isso, não basta apenas se atentar à erva, já que até a temperatura do seu chá influencia no resultado esperado.


A partir do momento em que você é diagnosticado com um desequilíbrio, e faz uso dos chás para amenizar esses sintomas, corpo e mente sentem os benefícios, como, por exemplo:


Aumenta o foco e a concentração;
Reduz os níveis de ansiedade;
Proporciona um sono regular;
Traz equilíbrio metabólico;
Aumenta a disposição;
Reduz o estresse;
Melhora a criatividade;
Desintoxica;
Aumenta a imunidade;
Desinflama;
Melhora a digestão;
Alivia constipações;
Auxilia na perda de peso;
Contribui para a qualidade da pele.


São livres de cafeína


Os chás ayurvédicos são, geralmente, isentos de cafeína. Também tendem a excluir ingredientes como guaraná e erva mate. Entretanto, blends como o famoso Tchai costumam conter cafeína em sua composição — ainda que em baixa dosagem.


Antes de consumir qualquer composto sem uma orientação, procure se informar melhor sobre o seu desequilíbrio e benefícios que deseja obter com esse chá. Ainda que toda a rotina ayurvédica de bem-estar seja completamente segura, combinar certas ervas com componentes mais "modernos” pode ser perigoso — agravando sintomas como ansiedade, por exemplo.


Por onde começar?


Ainda que o consumo desses chás não tenha contraindicações quando a ingestão é moderada, recomendamos que você passe por uma consulta ayurvédica a fim de compreender se existem desequilíbrios nos seus doshas — e claro, descobrir qual é o seu dosha predominante.


Agora, se você já tem algum conhecimento sobre Ayurveda e deseja incrementar a sua rotina com o uso de chás, listamos a seguir algumas dicas de ervas e blends capazes de equilibrar um dosha que se encontra em excesso no seu organismo. Vamos conferir?


Chás para equilibrar Vata


Gengibre fresco;
Cardamomo;
Canela;
Tulsi;
Cravo;
Capim-limão;
Erva-doce;
Hortelã-pimenta.


Chás para equilibrar Pitta


Lembre-se de ingerir os seguintes chás de mornos a temperatura ambiente:


Dente-de-Leão;
Erva-doce;
Camomila;
Hibisco;
Rosa (sem adição de pesticidas);
Lavanda;
Coentro;
Brahmi;
Hortelã.


Chás para equilibrar Kapha


Beber em temperatura quente (mas não tanto a ponto de queimar a língua)

Tchai à base de chá verde, gengibre, cravo, canela, cardamomo, pimenta do reino e água;
Gengibre;
Erva-doce;
Cominho;
Cravo e canela;
Golden Milk à base de água (sem leite);
Hortelã-pimenta;
Tomilho.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade