Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Exageros

Overtraining é fenômeno cada vez mais recorrente entre atletas amadores

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 set 2019 às 10:12
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O overtraining - ou treinamento em excesso – é uma síndrome que demonstra, através de um conjunto de sintomas, que seu corpo passou do limite suportado, diminuindo assim sua performance em treinos e competições. Exageros nas práticas físicas se tornaram mais recorrentes na busca por atingir objetivos pessoais e por superar os próprios limites. Apesar disso, certos cuidados precisam ser considerados.

Os sintomas podem ser fisiológicos, como extremo cansaço, queda na imunidade, perda de sono durante a noite, sono em excesso durante o dia e aumento no número de lesões. Os efeitos pode ser, também, de ordem psicológica, como apatia, depressão, irritabilidade e até mesmo abandono do esporte.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Treinar demais, ou em volume exagerado em um único dia, aumenta o estresse muscular e articular, causando alterações no sangue, no metabolismo e diminuindo sua performance e sua imunidade. Além disso, o excesso pode causar, a longo prazo, depressão. Treinar em excesso desgasta o corpo, fazendo com que ele não consiga responder ao estresse nem combater infecções às quais estamos expostos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt

Imagem de destaque
Entenda

STF permite uso de vestimentas religiosas em foto de documentos oficiais

Imagem de destaque
O tio Paulo

O que se sabe sobre o caso do idoso morto em banco do Rio

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu


Além do treino, outro fator a ser observado é o descanso. Sem ele, acaba-se favorecendo o overtraining. O ideal para atletas profissionais, ou de alto rendimento, é dormir de oito a dez horas por dia. Para quem corre ou treina por prazer, o ideal são oito horas, pelo menos. Sem o sono adequado, ocorre o acúmulo de estresse.


Esse estresse gera produção maior de cortisol, que não é absorvido durante a noite e impede algumas reações metabólicas no corpo, no longo prazo, levando a lesões provocadas pela maior contratura muscular e o aumento da pressão arterial.

É importante procurar um médico especialista em medicina esportiva para aconselhar e evitar que se chegue neste ponto. O diagnóstico desses casos deve ser feito baseado em exames sanguíneos, em testes psicológicos e na experiência do médico envolvido.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade