O papa Francisco enviou uma mensagem de apoio nesta quarta-feira (2) aos atletas que disputarão os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, na China, em que definiu o evento esportivo como uma "experiência única" de paz e fraternidade humana.
Durante audiência geral, o líder da Igreja Católica pontuou que a "linguagem universal" do esporte é capaz de "construir pontes de amizade e solidariedade entre pessoas e povos de diferentes culturas e religiões".
"Saúdo calorosamente todos os participantes, desejo sucesso aos organizadores e que os atletas deem seu melhor. Espero que todos vivam uma experiência única de fraternidade humana e de paz", comentou o papa.
Leia mais:
Google lança IA geradora de vídeo para clientes de serviço de nuvem
Dos 'baby boomers' à geração Z, consumidores se identificam com as mesmas marcas, diz pesquisa
Clientes da 123miIlhas têm até esta terça (3) para pedir dinheiro de volta
Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas
O líder religioso destacou ainda os competidores das Paralimpíadas de Inverno, que serão realizadas de 4 a 13 de março em Pequim.
"Abraço o mundo paralímpico, vamos ganhar juntos a medalha mais importante, que é ajudar a todos a superar preconceitos e tornar nossas comunidades mais acolhedoras e inclusivas. Também acompanho com atenção e emoção as histórias pessoais de atletas e paratletas refugiados, que o testemunho de vocês ajudem a encorajar a sociedade civil a se abrir com cada vez mais confiança a todos, não deixando ninguém para trás", finalizou.
Tocha Olímpica
A poucos dias para a abertura oficial das Olimpíadas de Inverno, o revezamento da tocha olímpica chegou a Pequim. Centenas acompanharam a partida dos primeiros portadores da chama na região norte da capital chinesa.
O primeiro portador foi Luo Zhihuan, campeão mundial de patinação de velocidade em 1963, que entregou a tocha ao astronauta Jing Haipeng. Embora o trajeto tenha sido reduzido em função da pandemia de Covid, a tocha será transportada de Pequim para Yanqing e Zhangjiakou, antes de voltar à capital.
As Olimpíadas de Inverno serão de 4 a 20 de fevereiro.