Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Investigações criminais

Paraná se destaca em uso de perfis genéticos para esclarecer crimes

Lucas Catanho - Especial para a FOLHA
16 ago 2021 às 09:12
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O Paraná foi o terceiro Estado brasileiro que mais utilizou perfis genéticos para auxiliar investigações criminais nos últimos oito anos. É o que mostra a RIBPG (Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos), mantida pelo Ministério da Justiça.

Desde 2013, a polícia paranaense foi auxiliada em 117 investigações criminais, o que representa pouco mais de 4% de todos os procedimentos do País, ficando atrás dos laboratórios de São Paulo e Goiás, e da Polícia Federal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Hoje, o banco de perfis em nível nacional conta com mais de 110 mil amostras. As principais são as de vestígios de locais de crimes, de referências de pessoas desaparecidas, de restos mortais não identificados e de condenados. Os perfis são coletados pelos 22 laboratórios de genética forense que compõem as polícias do Brasil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sabia?

Vilipêndio de cadáver: legislação do Brasil criminaliza atos praticados contra mortos

Imagem de destaque
Desigualdade

IBGE: 10% mais ricos ganham 14,4 vezes a renda dos 40% mais pobres no Brasil

Imagem de destaque
De 14 anos

Filha de mulher presa em caso de idoso morto no banco precisa de cuidados especiais, diz advogada

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


O especialista em direito penal Daniel Pacheco Pontes, docente da USP, destaca que o material genético é subutilizado hoje em investigações. "De um modo geral, os crimes acabam sendo pouco investigados no Brasil, por falta de recursos e de pessoal. Mais ainda quando a investigação envolve tecnologias caras e complexas, como o uso de material genético. No entanto, em 2019, a qualidade desse tipo de investigação no Brasil foi reconhecida, por conta do BNPG (Banco Nacional de Perfis Genéticos).”

Leia mais em: https://www.folhadelondrina.com.br/geral/parana-se-destaca-em-uso-de-perfis-geneticos-para-esclarecer-crimes-3097153e.html


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade