Pesquisar

Canais

Serviços

Istock
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Empreendedorismo

Planejamento e gestão: o que é necessário para abrir uma padaria de bairro?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 out 2021 às 12:00
Continua depois da publicidade

Até pouco tempo, ir a uma padaria era apenas para adquirir o pão do café da manhã ou da tarde para a família. Atualmente, o papel desse estabelecimento é muito mais abrangente, pois tornou-se um ponto de encontro para um lanche rápido, o cafezinho e até mesmo para comemorar uma data festiva ou fechar uma transação comercial, tanto é que muitos locais contam com serviços de bar e restaurante integrados. Sem contar que, além da venda de pães e derivados, há espaços com itens de alimentação em geral.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Ser dono do seu próprio negócio é um desejo de grande parcela dos brasileiros, principalmente em um momento no qual o desemprego está elevado. Com isso, somente nos primeiros meses de 2021, a abertura de empresas cresceu 27%, segundo dados do Serasa. 

Continua depois da publicidade


Para quem deseja empreender, o investimento em estabelecimentos do ramo alimentar é notório, visto que requer muita inovação e planejamento. A ideia de montar uma padaria, além de exigir planejamento e muita cautela, visto ser um setor de muita concorrência atualmente, gera a necessidade de realizar um estudo sobre o investimento, e é exatamente ele que irá determinar o sucesso, evitando futuros erros.


Para iniciar seu plano na montagem de uma padaria, é necessário determinar de que tipo ela será. De acordo com classificação do Sebrae, as padarias podem ser:

Continua depois da publicidade


Padaria tradicional: localizada nos bairros, com produção voltada para pão francês e doces, com poucos produtos agregados.


Boutique de pães: estabelecida em bairros com alto poder aquisitivo e com produção de pães mais elaborados, como baguete, italiano, ciabatta, etc.


Padaria de serviço: mais comuns nas regiões comerciais e que fornecem  os produtos tradicionais  das padarias e agregam confeitaria, bar e lanchonete.


Padaria de conveniência: semelhante à padaria de serviço, porém encontrada em bairros menores.


Após definir o perfil do estabelecimento, é importante providenciar os equipamentos indispensáveis para seu empreendimento, como batedeiras, resfriadores de água, modeladoras, amassadeiras, divisores de massas, fornos convencionais, entre outros, assim como regularizar os documentos necessários para  funcionamento – desde a abertura da empresa até atender as orientações dos órgãos sanitários locais.


Torna-se imprescindível uma carteira de fornecedores dos suprimentos comprometidos com o empreendedor, principalmente ter um depósito de gás de qualidade e de confiança, para que a produção e venda de pães e derivados sejam um diferencial do seu negócio.

Continue lendo