Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alongue-se

Postura correta durante o home office é essencial para evitar problemas futuros

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 jul 2021 às 14:19
- Freeletics
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O home office tornou-se a única solução para muitos trabalhos durante a necessidade do distanciamento social. Entretanto, os profissionais têm se preocupado com as longas horas passadas em uma cadeira, já que o trabalhador pode ficar mais de oito horas sentado. Isso significa que há pouco ou nenhum tempo para intervalos de alongamento.


Segundo o Freeletics, aplicativo líder em exercícios físicos e estilo de vida, e o time de eSports Fnatic muitas pessoas ainda lutam para integrar intervalos regulares e movimento em seu dia de trabalho. "Sem mencionar a linha tênue entre trabalho e vida pessoal e o tempo cada vez maior na frente das telas”, destaca Brad Bowie, diretor de condicionamento físico do Fnatic.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para o especialista, é preciso estar sempre atento à postura e aos hábitos ao longo do expediente em casa. "A maneira como uma pessoa se senta é muito importante, e pode influenciar em consequências por toda a vida”, completa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida

Imagem de destaque
Em rede social

Jair Renan diz que trocou RJ, reduto dos Bolsonaro, por SC devido ao 'povo trabalhador e honesto'

Imagem de destaque
Dados de 2022

Mundo joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, diz ONU

Imagem de destaque
Veja ranking

Tamarana está entre os municípios com mais casamentos no Brasil


O que acontece com o corpo quando uma pessoa fica sentada por mais de cinco horas seguidas?

Publicidade


Evolutivamente, nossos corpos seguiram o "caminho de menor resistência” — o ato de obter efeitos máximos de nossas ações enquanto despende a menor quantidade de energia. "Quando nos sentamos em uma única posição por mais de cinco horas seguidas, nosso corpo vai encontrar a maneira mais fácil de mantê-lo ali, gastando o mínimo de energia ao fazê-lo”, explica Bowie.


Isso significa que o corpo se estabelecerá em uma posição que começará a encurtar certos músculos e, por consequência, alongar outros. "Quando a pessoa finalmente se levantar, esses músculos permanecerão nessa posição, dificultando para alternar entre sentar, ficar em pé, andar, esticar o braço, dobrar-se — todas as posições que o corpo deve assumir”, destaca.

Publicidade


A curto prazo, isso pode gerar algum desconforto durante a transição por meio das posturas. A longo prazo, no entanto, isso pode levar a dores consistentes, desequilíbrios posturais ou lesões.


Lidando com os riscos de problemas posturais

Publicidade


"Cada pessoa é diferente porque nem todos se sentam da mesma maneira ou passam pelos mesmos fatores estressantes enquanto estão sentados. Alguns profissionais trabalham com os braços bem abertos e abaixados na mesa, enquanto outros podem ter apenas uma perna tocando o chão e a outra dobrada até o peito ou sob o outro joelho”, explica Bowie. "Cada postura apresenta diferentes fatores de estresse no corpo. Na posição sentada, os músculos posturais disparam para manter os quadris retos, o tronco ereto e a cabeça voltada para a frente”, pontua.


Segundo o especialista, assim que esses músculos começarem a se cansar, o corpo encontrará uma posição em que esses músculos possam descansar e se tornar mais eficientes para continuar com a tarefa — nesse caso, permanecer sentado.

Publicidade


Esta posição é conhecida como "Síndrome Cruzada Superior” e é caracterizada pela parte superior do corpo sendo arredondada para a frente e o pescoço estendido para compensar o movimento.


Como vencer a Síndrome Cruzada Superior?

Publicidade


Bowie recomenda fazer pausas. Além disso, o especialista também indica investir tempo em exercícios corretivos. "Eles devem ser uma combinação entre fortalecer os músculos que se alongaram (músculos da parte superior das costas e da frente do pescoço) e mobilizar os músculos que encurtaram (peitoral, deltoide anterior, ‘lats’, bíceps e cervical extensores)”, completa.


O que fazer se é preciso trabalhar sentado o dia todo?

Segundo Bowie, o organismo se desenvolve quando é movido por várias posturas por dia. "Para qualquer pessoa que tenha um trabalho típico das 9h às 18h, eu recomendaria trabalhar em intervalos de micro e macro posturas ao longo do dia”, alerta.

Publicidade


Uma quebra de micro-postura é aquela em que se pode fazer movendo os membros e extremidades para aumentar o fluxo sanguíneo. Pode ser qualquer coisa, desde sacudir as mãos ou esticar as pernas enquanto estiver sentado. Esses tipos de intervalos podem ser feitos a cada 10-20 minutos.


Uma quebra de macro-postura é caracterizada pela mudança completa da postura, e ajuda a quebrar o ciclo que o ato de sentar gera no corpo. Esses tipos de intervalos são melhor utilizados a cada 30 minutos, na melhor das hipóteses, e ao menos a cada 60 minutos, na pior das hipóteses.

Para Bowie. no geral, as pessoas devem mudar sua mentalidade em relação ao ato de trabalhar sentado. "Como sentar é fácil e é tanto uma postura de trabalho quanto uma de descanso, seus efeitos nocivos podem surgir sorrateiramente”, pontua. "Muitas vezes não percebemos que é um problema até que seja tarde e gere uma lesão ou dor consistente. Ouça o seu corpo ao longo do dia e tente mover-se o máximo possível”, finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade