Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Menos estresse

Posturas de yoga ajudam a fortalecer o sistema imunológico

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
29 mai 2020 às 10:40
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No Brasil, já são mais de 60 dias em isolamento social e a data exata para que a vida volte ao normal parece estar cada vez mais distante. Com o aumento das incertezas, as pessoas vão ficando cada vez mais presas aos seus pensamentos, o que aumenta a insegurança e os casos de ansiedade e depressão.

[local="20200529-6962"]


Para tentar lidar melhor com as emoções que estão cada vez mais à flor da pele e em troca ganhar imunidade e reduzir o estresse, as pessoas começaram a incluir nas suas rotinas novos hábitos, entre eles a prática da yoga.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


E quando é possível ter acesso gratuito a aulas de qualidade, ministradas por profissionais qualificados e com anos de experiência no universo online, a adesão fica maior ainda. E embora a yoga como um todo auxilie o bem-estar físico e mental, existem posturas mais específicas para a imunidade que podem auxiliar aqueles que se sentem exaustos, doentes ou simplesmente buscam uma dose saudável de prevenção.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Agentes temem que fim da saidinha transforme presídios em caldeirão de rebeliões

Imagem de destaque
Reflexão

Seleção: Danilo pede conscientização após casos de Daniel Alves e Robinho

Imagem de destaque
Matador de Aluguel

Saiba como foi a dieta radical feita por Jake Gyllenhaal para novo filme

Imagem de destaque
Pesquisa

58% dos brasileiros são contra o fim da reeleição, mostra Datafolha


Priscilla Leite, professora de yoga, youtuber e criadora do Canal Pri Leite Yoga e da Plataforma Girassol Yoga, é pioneira no segmento e disponibiliza aulas gratuitas no YouTube há cinco anos, reforça que o yoga pode ser uma das maneiras mais eficazes para aumentar a imunidade e ainda ajudar o corpo a combater infecções.

Publicidade


"O estresse é um dos principais inimigos da nossa imunidade, fazendo com que nossa mente e sentidos fiquem inquietos e instáveis. O yoga, por outro lado, leva a um estado mental positivo que promove saúde mental mais claro e presente”, afirma.


Dessa maneira, acrescentar a prática do yoga na rotina diária pode ser uma excelente alternativa para lidar melhor com o estresse e a ansiedade desencadeados pela pandemia, além de também ajudar a fortalecer o sistema imunológico que costuma ficar ainda mais enfraquecido nessa época do ano, quando as doenças respiratórias como gripes e resfriados vêm à tona.

Publicidade


"As posturas de yoga ajudam a estimular os órgãos a acelerar a sua função. Em particular, o sistema digestivo, bem como o sistema respiratório são as duas áreas principais do corpo em que podemos focar na prática de yoga, especialmente para melhorar a imunidade”, pontua Priscilla Leite.


Abaixo, a especialista separou cinco posturas específicas para serem feitas com esse objetivo. Confira:

Publicidade


Postura da criança


Todo mundo sabe que o estresse é um grande inimigo da imunidade. A postura da criança ajuda a desacelerar e a relaxar, fortalecendo o sistema imunológico.

Publicidade


Em um tapete de yoga, toalha ou coberta, sente-se sobre os joelhos e os separe em uma distância maior que a dos quadris. Devagar caminhe o corpo para frente até encostar a testa no tapete. Você irá sentir um alongamento nas costas e possivelmente nos quadris. A intenção é que o aluno relaxe profundamente e se conecte com sua respiração, pois ela é aliada no equilíbrio do sistema nervoso.


Postura do cachorro olhando para baixo

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Para realizar a postura do cachorro olhando para baixo, no tapete de yoga fique em uma posição de quatro apoios e posicione as bolas dos pés no chão, espalhe bem os dedos das mãos e eleve os glúteos para cima e para trás, mantendo os joelhos dobrados para alongar a coluna. Essa postura auxilia o sistema nervoso, a circulação sanguínea e o processo de aumento da imunidade.


Posição torção deitada

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Deite-se sobre o tapete e traga os joelhos em direção ao peito, abraçando-os e balance-os de um lado para o outro. Depois, respire e leve os dois joelhos para a direita na sua exalação. Abra os braços e leve os dois joelhos para a direta e fique nessa postura por até um minuto. Estique uma das pernas se preferir e depois faça para o outro lado.


Essa postura é excelente para as costas e também para a digestão, que está intimamente ligado ao sistema imunológico. Além disso, ela ajuda a massagear os órgãos internos e precisa ser iniciada primeiramente pelo lado direito, que é a direção do intestino.


Postura do arado


Divulgação
Divulgação


Essa é uma excelente postura, em que o fluxo de sangue é revertido dos pés em direção aos órgãos internos.


Para os iniciantes, deite-se sobre o tapete de yoga e levante as pernas para o alto ou se preferir, apoie-as em uma parede. No entanto, se você se sentir confortável, deitado sobre o tapete coloque os pés no chão e levante os quadris, apoiando as mãos e cotovelos embaixo deles.


Postura do peixe


Divulgação
Divulgação

Com os quadris no chão, coloque os braços e as mãos embaixo dos quadris e estique as pernas espalhando os dedos dos pés. Após isso, levante o peito e coloque o topo da cabeça no chão. Você sentirá o alongamento na garganta e no peito. Essa postura ajuda muito aqueles que possuem dificuldades para respirar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade