Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Praticar esportes na infância contribui para o desenvolvimento intelectual

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 abr 2020 às 10:58
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

De acordo com estudo realizado por especialistas do Reino Unido, Escandinávia e América do Norte e publicado na revista British Journal of Sports Medicine, crianças que praticam atividades físicas têm a cognição melhor desenvolvida em aspectos ligados à fase de crescimento, como aumento da capacidade intelectual, comprometimento, motivação, sensação de bem-estar, facilidade de inclusão social e autoestima.

Isso acontece devido às características do esporte coletivo, em que é necessário agir em prol da equipe montada para a disputa. Assim, a criança deve se comunicar entre os participantes, fazer negociações, respeitar as regras, conhecer e respeitar os limites do próprio corpo e o dos colegas e, além disso, realizar uma série de movimentos em um período curto de tempo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Deste modo, o trabalho em equipe colabora para o desenvolvimento psíquico das crianças, que também experimentam a sensação de vitória e precisam aprender a aceitar as derrotas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu

Imagem de destaque
Conheça

Quem são os juízes da Lava Jato alvos de questionamento no CNJ

Imagem de destaque
Em 1º turno

Bruce Dickinson, que vem ao Brasil para turnê, se torna cidadão honorário de Curitiba

Imagem de destaque
Veja os números

Mega-Sena 2713 acumula e premiação vai a R$ 72 milhões na quinta-feira (18)


A realização de jogos como queimada, vôlei, handebol e futebol ajuda também no desempenho escolar, já que, no momento da atividade, a oxigenação no sangue aumenta e, assim, o cérebro recebe mais oxigênio, também. Essa resposta do corpo potencializa o raciocínio, além de estimular a autonomia desde cedo.

Publicidade


Por isso, é comum que escolas e professores de educação física busquem aumentar a prática entre os alunos. Atualmente, o esporte mais praticado no Brasil é o futebol, que reúne quase 16 milhões de pessoas, de acordo com estudo Pnad 2015: Prática de Esporte e Atividade Física. Além disso, é comum que existam jogos, gincanas e olimpíadas nos ambientes escolares.


Pesquisas do Ministério da Saúde indicam que 12,9% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos são obesas e possuem 75% mais chance de serem adolescentes obesos, que, por sua vez, têm 89% de chance de serem adultos obesos. Em virtude disso, se faz necessária a prática de esportes desde a infância.

Se não for possível realizar atividades na escola, um profissional da área pode ser consultado, para que uma rotina seja montada. Normalmente, na faculdade de educação física, o profissional aprende e se desenvolve para auxiliar não só adultos, mas também crianças no esporte e na prática de exercícios.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade