Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Procon de Londrina dá dicas aos consumidores sobre Black Friday

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
10 nov 2019 às 14:41
- Ricardo Chicarelli/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Devido às previsões de vendas animadoras que anunciam recordes para o Black Friday de 2019, que será realizado no dia 29 de novembro, o Procon-LD (Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina) divulgou, na última semana, algumas recomendações aos consumidores de Londrina e região.

De acordo com os dados do órgão de defesa do consumidor, a previsão é que este ano haja um crescimento de 21% nas vendas, em comparação a 2018, o que deve gerar um faturamento de mais de R$ 3,1 bilhões de reais. "Pelo grande movimento esperado no comércio, durante o Black Friday, nós do Procon enumeramos cinco dicas importantes, para que os consumidores não tenham problemas na hora das compras. A intenção é que todos estejam bem informados e não corram perigo de serem lesados”, explicou o coordenador do órgão em Londrina, Gustavo Richa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre as dicas estão a atenção nas oscilações bruscas de preços; a procura por sites confiáveis e cuidados para não cair naqueles que têm irregularidades ou que podem ter sido clonados; a busca por empresas com boa reputação no mercado e a atenção dos consumidores para todos os detalhes das compras. A lista segue abaixo com mais informações.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt

Imagem de destaque
Entenda

STF permite uso de vestimentas religiosas em foto de documentos oficiais

Imagem de destaque
O tio Paulo

O que se sabe sobre o caso do idoso morto em banco do Rio

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu


Dicas para o consumidor

Publicidade


Fique de olho na oscilação dos preços – o Procon de Londrina alerta ser comum denúncias sobre o aumento brusco dos preços nas proximidades do Black Friday, para que, no dia 29 de novembro, o valor dos produtos acabem ficando com valores próximos aos praticados inicialmente, mesmo depois de terem sido aplicados os descontos da promoção.


Para ficar alerta sobre isso, o órgão de defesa do consumidor elencou alguns sites especializados no monitoramento dos preços. Entre eles estão: Blackfriday.com.br; buscape.com.br; zoom.com.br; reclameaqui.com.br; baixou.com.br e promobit.com.br.

Publicidade


Lista de sites a serem evitados – outra recomendação importantíssima para o consumidor é a lista de sites a serem evitados, por conterem irregularidades na prática do comércio eletrônico, que, por vezes, podem induzir o cliente ao erro. A lista completa pode ser vista neste site.


Pesquisa de reputação – Segundo o coordenador do Procon, uma das melhores maneiras de se informar se realmente vale a pena adquirir o produto ou se a empresa, a marca ou a loja são confiáveis ainda é conversando com amigos, conhecidos, parentes e colegas. Isso porque, aqueles que tiveram algum problema podem relatar o que passaram e assim o consumidor pode evitar futuros transtornos. "Recomendamos também que as pessoas busquem mais informações sobre a reputação dos estabelecimentos, serviços e produtos nos sites especializados como o Reclame Aqui, assim como nos comentários de páginas das redes sociais, como o Facebook”.

Publicidade


Além disso, os técnicos lembram que os sites confiáveis possuem o endereço eletrônico com as iniciais "https” e, no momento, da compra mostram um cadeado verde e fechado. Isso significa que a página da internet foi verificada e está segura segundo os órgãos reguladores.


Promoção demais: desconfie! – Outra informação importante é estar atento às promoções mirabolantes, em que os descontos estão muito maiores do que o comum ou as formas de pagamentos diferentes do que o consumidor já está acostumado a encontrar na internet. "Muita gente acaba caindo em golpes de cibercriminosos nessa época do ano, com destaque para sites clonados, onde acontece a prática de obter dados sensíveis e de contas bancárias a partir de páginas muito semelhantes às originais”, explicou Richa.

Publicidade


Outro ponto relevante, segundo ele, é o "print” ou foto dos comprovantes de pagamento e da compra realizada, pois, caso haja algum problema, no futuro, o cliente terá provas da transação e poderá procurar seus direitos por meio da justiça. Além disso, é sempre recomendável antes de inserir as formas de pagamento, que a pessoa passe o mouse para conferir para onde vão os links dos descontos.


Leia atentamente os detalhes da compra – Por fim, mas não menos importante, é preciso ler atentamente as informações contidas nas páginas dos produtos comercializados pela internet. Um problema comum é a indisponibilidade imediata do produto comprado. Isso faz com que os clientes tenham que esperar por um prazo muito mais longo do que era a expectativa, chegando, em certos casos, a 2 ou 3 meses de aguardo, por não haver o produto no estoque.

Outro ponto que deve ser lembrado é a política de trocas e devoluções de mercadorias. Pois, a falta de conhecimento sobre isso pode gerar surpresas desagradáveis. "Lembrando que, nas compras efetuadas pela internet, o Código de Defesa do Consumidor estipula até sete dias para devolver e receber de volta tudo o que pagou”, finalizou Gustavo Richa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade