Após o episódio de invasão das redes sociais de vários famosos por hackers, o mais recente envolvendo o Instagram da atriz Marina Ruy Barbosa, o professor universitário em Segurança Cibernética, Guilherme Neves, dá cinco dicas para você se proteger nas redes, confira:
1. Sempre que tiver um link no e-mail, desconfie, principalmente se não foi solicitado. Só clique no link se tiver certeza. Passe o mouse em cima e verifique o endereço. Confira o e-mail de origem, clique em cima do nome e veja se o e-mail corresponde ao do emissor. Muitas vezes, o atacante utiliza um nome conhecido com um e-mail falso.
2. Mantenha o seu antivírus atualizado. Use antivírus pago e, de preferência, com componente de inteligência artificial .
Leia mais:
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção
Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte
3. Mantenha o seu sistema operacional atualizado. Instale todas as atualizações de segurança disponíveis. Antes de instalar, faça um backup ou um ponto de recuperação -se a atualização tiver alguma incompatibilidade com os seus sistemas, tem como voltar o backup ou o ponto de recuperação.
4. Mantenha o seu backup atualizado e, depois de concluído, retire a mídia de backup. Nunca deixe conectado; senão, quando sofrer o ataque, o seu backup será criptografado também.
5. Contrate um profissional de segurança para gerir a sua infraestrutura, fazer testes de vulnerabilidade e invasão