Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira

Raspador de língua: preciso usar?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 mai 2022 às 20:37
- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você já ouviu falar do raspador de língua? Ele está fazendo sucesso entre influencers e não é raro depararmos com posts e vídeos de pessoas mostrando o apetrecho e falando dos benefícios que ele traz para a saúde, já que ajuda a remover placa bacteriana, células mortas e resíduos de alimentos que ficam alojados na língua.


Essa higienização da língua melhora e previne o mau hálito, cárie e doenças gengivais, como a gengivite. Mas nem todos precisam do raspador para esses benefícios. “Para garantir uma boa higiene bucal é essencial escovação bem feita dos dentes - pelo menos três vezes ao dia -, uso do fio dental e a limpeza da língua, que muitas vezes pode ser feita com a escova”, explica o dentista e especialista em saúde coletiva da Neodent, João Piscinini. “O raspador é importante quando o acúmulo de sujeira é maior e acaba se fixando no dorso da língua, a chamada saburra. Nesses casos, o raspador pode auxiliar nessa limpeza”, ressalta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Modelo ideal

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt

Imagem de destaque
Entenda

STF permite uso de vestimentas religiosas em foto de documentos oficiais

Imagem de destaque
O tio Paulo

O que se sabe sobre o caso do idoso morto em banco do Rio

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu

Estão disponíveis no mercado raspadores de inox, plástico e cobre, que podem vir com cerdas ou sem. Os que possuem cerdas têm uma vida útil um pouco menor, já que microrganismos podem se alojar nelas.

Publicidade


Para escolher o modelo mais adequado é importante levar em conta o tamanho da língua para reduzir o desconforto e as possíveis náuseas no momento da higienização. Além disso, uma consulta ao dentista sempre é válida, já que o raspador não é indicado para todas as pessoas e o profissional poderá oferecer melhores orientações sobre o uso.


Alertas

Pessoas com língua geográfica (manchas vermelhas na parte superior e laterais da língua) ou com lesões causadas por herpes, aftas ou cortes, devem evitar o uso para não agravar o problema.


“A coloração da nossa língua é rosada e quando alcançamos esse aspecto após a higiene bucal, sabemos que ela está devidamente limpa. Mas, quem já aderiu ao raspador deve ficar atento, apesar de muito útil, ele não deve ser usado com força excessiva e quando a placa for resistente à raspagem com o acessório, é essencial procurar um dentista”, complementa Piscinini.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade