Pensar em soluções dinâmicas e novas maneiras de chegar ao cliente foram os objetivos principais de muitas empresas durante a quarentena. Com a diminuição dos compradores nas lojas físicas e o crescimento das vendas online, a busca por boas plataformas e alternativas para facilitar o processo de aquisição do serviço ou produto foi essencial para manter o faturamento durante a crise causada pelo novo coronavírus.
Além das lojas já consolidadas, uma categoria que vem crescendo cada vez mais e que também tem buscado melhores formas de comercializar seus produtos é a de micro e pequenos empreendedores, que surgiram principalmente por conta de demissões e reajustes durante a pandemia. Em decorrência da necessidade de complementar a renda, muitas pessoas abriram seu próprio negócio, buscando atingir diferentes áreas de consumidores.
Como melhorar as vendas
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As redes sociais se provaram um ótimo espaço para a divulgação e comercialização de serviços e produtos variados, especialmente para empresas que estão nos estágios iniciais, por garantir um contato mais direto com o público, além de contar com um acesso facilitado. Diferentes redes sociais, como o Facebook e o Instagram, contam, inclusive, com suas próprias ferramentas de compra, permitindo que o vendedor catalogue os produtos, faça a divulgação e produza conteúdo em um único espaço.
Outro canal muito útil para contato com clientes e fechamento de vendas é o WhatsApp, que permite a criação de uma conta empresarial para o envio de mensagens em massa, além de exibir o endereço e horário de funcionamento do estabelecimento.
Caso o celular seja um dos principais instrumentos de trabalho, é importante garantir que todos os dados, como informações de clientes, fotos de produtos, entre outros, estejam sempre protegidos. Assim, é essencial manter um backup das informações, além de investir em um serviço de seguro para iPhone ou Android.
Entender bem como cada rede social funciona é o primeiro passo para otimizar as vendas e explorar ao máximo cada funcionalidade da plataforma. Sites de armazenamento e divulgação de imagens são um ótimo espaço para exibir as características e funcionalidades do produto, fazendo com que ele se torne um objeto de desejo por parte do cliente. Outro ponto importante é o uso apropriado de hashtags e outros mecanismos, que podem impulsionar o aparecimento do produto nas ferramentas de busca, seja dentro do próprio aplicativo ou até nos buscadores gerais.
Interagir com os clientes, respondendo dúvidas, reclamações e até os elogios, também é outro ponto que colabora para melhorar a visão que possíveis compradores têm da loja, além de colaborar para a fidelização daqueles que já fizeram uso de algum produto ou serviço do estabelecimento. Não há espaço melhor para essa integração entre marca e público do que as redes sociais.
No caso das vendas por plataformas online, é muito importante garantir a segurança do cliente, que deve se sentir confiante para realizar a compra online naquele espaço virtual. Assim, escolher empresas de hospedagem e pagamento online que sejam de confiança e consolidadas no mercado faz toda a diferença, evitando fraudes e prejuízos, tanto para quem está vendendo, quanto para quem está fazendo a compra.