Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidados com a saúde

Reduzir o consumo de carne vermelha ajuda a desinflamar o organismo?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 jun 2021 às 16:31
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nenhum brasileiro resiste a uma boa porção de batata frita acompanhado de uma carne bovina bem cozida e muitos, inclusive, têm o hábito de comer carne vermelha todos os dias, tanto no almoço, quanto no jantar.


As carnes vermelhas provêm do porco, carneiro e boi, e são uma excelentes fonte de proteínas, vitamina B3, B6 e B12, além de obterem minerais essenciais para o organismo como o ferro, zinco e selênio, podendo trazer muitos benefícios para a saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entretanto, a médica Bruna Laudano Manes, especialista em endocrinologia, do Instituto Santa Rosa, ressalta que tais benefícios aparecem quando a alimentação faz parte de uma dieta balanceada, pois, do contrário, o consumo exagerado de carne vermelha pode trazer malefícios à saúde, como inchaço e a dificuldade de emagrecer.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt

Imagem de destaque
Entenda

STF permite uso de vestimentas religiosas em foto de documentos oficiais

Imagem de destaque
O tio Paulo

O que se sabe sobre o caso do idoso morto em banco do Rio

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu


"Isso porque o problema maior da carne vermelha é carregar ácido araquidônico, uma substância pró-inflamatória que, em excesso, deixa o organismo resistente à perda de peso", explicou a especialista, que ainda acrescenta. "Caso se torne crônico, mesmo o indivíduo tentando emagrecer, por meio de dieta, ele não vai conseguir".

Publicidade


Outro problema que a médica pontua é o possível surgimento de câncer do cólon e isso acontece porque, o aumento da inflamação no intestino, sem o consumo adequado de frutas, legumes e verduras, favorece alterações nas células, fazendo surgir a doença. "O ideal é que se consuma carne vermelha apenas duas vezes na semana e se comeu no almoço, procure evitar no jantar. Coma também alimentos saudáveis para equilibrar as toxinas no organismo", disse.


O que acontece com o organismo quando se reduz a carne vermelha?

Publicidade


De acordo com a endocrinologista, dentro de alguns dias o corpo vai apresentar mudanças. Bruna Manes fala que o corpo vai passar por uma espécie de detox, o que vai favorecer na perda de peso, diminuição da celulite, aumento da fertilidade e bem-estar.


"A sensação de peso vai passar porque o organismo vai produzir enzimas o suficientes para quebrar as moléculas das proteínas da carne vermelha, facilitando o trabalho dos rins na eliminação das toxinas pela urina, causando menos inchaço", explicou.

E você não precisa se tornar vegetariano, pois basta diminuir no consumo e manter a rotina. Para te ajudar, Bruna ressalta a importância do acompanhamento profissional. "O processo é gradativo e comer carne é muito bom, mas ninguém consegue levar uma vida saudável sem incentivo", finalizou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade