13/04/21
PUBLICIDADE
Alto teor de gordura

Reino Unido proíbe refil de refrigerante e promoção de salgadinhos

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


"Pague 2 e leve 3" será uma promessa proibida para batatinhas, balas e todos os alimentos com alto teor de gordura, sal ou açúcar no Reino Unido, anunciou nesta segunda (28) o governo britânico. Esses produtos também não poderão ser mais promovidos em locais de alta visibilidade, como a entrada das lojas, os caixas ou as páginas principais de sites de e-commerce.


A medida faz parte de um programa para reduzir a obesidade e o sobrepeso, que atingem quase dois terços dos adultos ingleses e custam por ano 6 bilhões de libras (R$ 42 bi) ao sistema nacional de saúde, segundo o governo. O problema também atinge as crianças: a cada 3 alunos que terminam o ensino primário, 1 está acima do peso recomendado.

Para as autoridades de saúde britânicas, a localização dos produtos dentro das lojas "aumenta o 'poder de importunar' das crianças e afeta significativamente as compras das pessoas". Por exemplo, refrigerantes expostos nas pontas dos corredores têm suas vendas elevadas em mais de 50%, de acordo com o governo.

O Ministério da Saúde anunciou que refis gratuitos de refrigerantes e outras bebidas açucaradas também serão proibidos em todos os bares e restaurantes. As regras valem para vendas físicas ou online, e varejistas e estabelecimentos terão até abril de 2022 para se adaptar às novas regras.

De acordo com o governo britânico, dados mostram que, em vez de ajudar consumidores a economizar, as promoções aumentam as vendas dos produtos em cerca de 20%, aumentando o consumo de alimentos gordurosos e bebidas açucaradas. "Queremos que a escolha mais fácil seja a escolha saudável", afirmou a ministra de Saúde Pública, Jo Churchill.

As proibições anunciadas nesta segunda fazem parte de um plano anunciado pelo premiê Boris Johnson em julho, após se recuperar da Covid-19. O primeiro-ministro conservador, que chegou a ser internado na UTI por causa do novo coronavírus, afirmou que estava acima do peso e ressaltou que a obesidade é um dos principais fatores de complicação e morte por Covid-19.

Além de proibir as promoções, o Reino Unido restringiu anúncios de junk food antes das 21h e quer proibi-los totalmente. Lançou também a campanha Janeiro Seco, que tenta convencer os britânicos a passar o próximo mês sem tomar bebidas alcóolicas.

O esforço é apoiado por um aplicativo oficial, o Try Dry, que informa quantas calorias deixaram de ser consumidas, quantas libras foram economizadas e premia os inscritos com "distintivos virtuais". Segundo o governo, 70% dos que passaram um mês sem beber em campanhas anteriores dormiram melhor, 86% afirmaram ter economizado dinheiro e 65% disseram ter visto melhoras na saúde em geral.

Apesar das justificações de saúde pública, as investidas do governo sobre a indústria de alimento são alvo de crítica de parte dos eleitores do Partido Conservador, que as consideram uma intervenção indevida do Estado sobre a capacidade de julgamento e a liberdade dos cidadãos britânicos.
Folhapress
Continue lendo
Saiba mais

Reiki à distância: o que é e quais os benefícios dessa terapia?

12 ABR 2021 às 23h59
Da máscara para cima

Veja 5 dicas de maquiagem para realçar o olhar

12 ABR 2021 às 17h42
Surpresas positivas

Áries: dicas, banhos e pedras energizantes

12 ABR 2021 às 17h28
Linfoterapia

As Sete Mentiras sobre a técnica de Drenagem Linfática

12 ABR 2021 às 16h40
Em poucos meses

OMS avalia que pandemia poderia ser controlada se houvesse disposição de governos

12 ABR 2021 às 16h19
Peças confortáveis e elegantes

Cottagecore: a simplicidade do campo que virou tendência na moda

12 ABR 2021 às 15h55
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados