O trecho de 10 km da Estrada de São Rafael, em Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) já se consolidou como ponto turístico rural, mesmo estando localizado a menos de 10 minutos do centro da cidade. O acesso para quem vem de Londrina é feito pelo Contorno Norte de Rolândia (PR-323), seguindo 5 km após a rotatória na entrada do município. Uma das primeiras vias rurais abertas na região, abrigou os moradores nas fazendas já no início dos anos 1930. A via hoje é pavimentada com paralelepípedos por 3,7 km até a igreja e o cemitério de São Rafael. A iluminação ornamental foi instalada em 2017, mas atualmente cobre um trecho menor que o pavimento em pedras.
A inauguração da primeira capela de São Rafael, em madeira na sua primeira versão, data de 1937. A atual construção em alvenaria e pedras foi erguida em 1958 e recebe missas duas vezes por mês à noite. A igreja e o cemitério alemão anexado ao mesmo terreno são a principal referência quando se fala em São Rafael. O valor histórico do cemitério é até hoje tema para pesquisadores, pois abriga as sepulturas dos primeiros imigrantes, principalmente alemães perseguidos na Alemanha dos anos 1930 - entre eles, as famílias de judeus que dão materialidade local à história em torno da Segunda Guerra (1939-1945).
Hoje é comum ver famílias com crianças, outras que estacionam no pátio da igreja para seguirem em caminhada ou visitantes que vêm para tirar fotos na igreja e nos campos em torno do cemitério. Na atual paisagem de junho, o verde do trigo brotado é o principal tom da paisagem.
Leia mais:
BC anuncia novo leilão de linha, de US$ 3 bilhões, para a próxima segunda-feira (16)
Quem levará recompensa de R$ 354 mil por entregar Luigi Mangione
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Leia mais em: https://www.folhadelondrina.com.br/cidades/rolandia-quer-incrementar-turismo-na-estrada-de-sao-rafael-3087208e.html