Com a retomada das atividades presenciais e a implementação do modelo híbrido de trabalho pelas empresas, os brasileiros têm experimentado uma realidade muito mais conectada e flexível. Para acompanhar essa nova rotina dos usuários é imprescindível que, além de um bom dispositivo móvel, sejam adotadas medidas que melhoram a usabilidade e o desempenho dos equipamentos. No caso dos notebooks, a Samsung separou dicas para os consumidores em geral, estejam eles trabalhando de casa, do escritório ou de qualquer outro lugar.
Confira abaixo quais são elas:
Realize limpezas frequentes
Leia mais:
Quem levará recompensa de R$ 354 mil por entregar Luigi Mangione
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Mulheres vão poder se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro de 2025
Reduzir a quantidade de arquivos e programas que não são mais utilizados é uma boa maneira de garantir o alto nível de desempenho do seu dispositivo. A cada quinze dias ou mensalmente, separe um tempo para remover arquivos temporários por meio de limpeza de disco/cache e para desinstalar ferramentas e/ou programas que não usa mais. Se possível, tente também evitar um alto volume de abas abertas enquanto navega. Dessa forma, haverá redução no consumo de memória e aumento no nível de performance do equipamento.
Reduza o consumo de bateria
Assegurar a durabilidade da bateria também influencia no desempenho do seu notebook. E o ajuste do brilho da imagem está diretamente ligado ao consumo de energia, além de contribuir para o cansaço visual e, consequentemente, na sua produtividade. Nesse caso, a dica é realizar um ajuste manual, diminuindo o brilho da tela quando estiver em ambientes internos ou com pouca luz. Para isso, digite a palavra 'brilho' na barra de pesquisa ou aperte as teclas FN+F2 ou FN+F3.
Evite a abertura automática de programas
A inicialização do dispositivo pode acabar levando mais tempo se muitos programas estiverem programados para abrir automaticamente. Algumas dessas ferramentas não necessariamente são acionadas pelo usuário ao longo do dia e, com exceção dos programas de sistema, que são essenciais para o funcionamento do notebook, elas podem ter a inicialização automática desabilitada. Para isso, basta pesquisar por 'Aplicativos de Inicialização' na barra de buscas do dispositivo e desativar as ferramentas que preferir.
Além das dicas acima, o gerente sênior da área de notebooks da Samsung Brasil, Luciano Beraldo, afirma que a nova realidade dos usuários exige, acima de tudo, um dispositivo que ofereça alta performance, conectividade e mobilidade. “Poucos anos atrás, a maioria dos consumidores tinha uma rotina muito semelhante, composta pelo deslocamento de casa para o trabalho e do trabalho para a sala de aula, ou de volta para o ambiente domiciliar. Hoje em dia, porém, existe maior possibilidade de trabalhar, estudar e se divertir de qualquer lugar, e por isso, a tendência do momento é a busca por dispositivos cada vez mais portáteis”, conta.