Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja aqui:

Saiba como emitir credencial de vaga preferencial de idoso pelo celular

- Detran-SP
Agência Brasil
02 nov 2023 às 13:37
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os motoristas de mais de 60 anos não precisam mais ir aos órgãos de trânsito para obter a credencial de estacionamento em vaga preferencial para idoso. Já é possível emitir o documento no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.


A ferramenta está disponível em 102 órgãos de trânsito de 17 estados que fizeram adesão ao serviço. A lista completa pode ser conferida no portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito.

Publicidade
Publicidade


A Secretaria Nacional de Trânsito trabalha para que idosos não habilitados a conduzir veículos automotores, mas que frequentemente viajam com terceiros, possam pedir a credencial de estacionamento de forma digital. No momento, a permissão para idosos não condutores só é conferida se o interessado for até o órgão local de trânsito.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

'Quadro psicótico', diz Vanessa Lopes ao falar sobre o que a fez sair do BBB

Imagem de destaque
Eleições 2024

Justiça Eleitoral está preparada para combater fake news, afirma juíza de Londrina

Imagem de destaque
Alerta

Idosos e crianças fazem parte dos grupos de risco para dengue grave

Imagem de destaque
Treta

Polícia indicia mulher, amante e cúmplice por falso sequestro no Paraná


O serviço já estava disponível no portal da Senatran, mas foi estendido ao aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. A vantagem, conforme o Ministério dos Transportes, está na simplificação da aprovação. Isso porque as validações de dados pessoais e de documentos são feitas pelo aplicativo. Depois da liberação da credencial, basta imprimi-la e fixá-la no painel do veículo.


Documento obrigatório para uso de vagas especiais, a credencial de estacionamento é destinada a condutores maiores de 60 anos e a pessoas com deficiência física. Essas vagas são indicadas por pintura no chão ou placas, em ruas e estacionamentos públicos de hospitais, shoppings e outros estabelecimentos comerciais.


Ao estacionar em vagas especiais, os beneficiários devem obrigatoriamente colocar a credencial no painel do veículo ou em local visível para a fiscalização. A não apresentação do documento caracteriza infração, prevista pelo artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, e pode acarretar multa média.


Imagem
Paraná pede que Enem seja adiado em municípios afetados pelas chuvas
Até a manhã desta terça-feira (31), o Paraná registrava 15 municípios em estado de calamidade pública e 29 em situação de emergência.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade