Os aplicativos de relacionamento têm sido cada vez mais usados nos últimos anos, seja para quem busca algo sério ou para os que querem aproveitar um curto período de tempo com outra pessoa.
Neles, há quem faça o perfil mais "misterioso" e aqueles que já vão logo compartilhando tudo sobre si mesmos. Contudo, tenha cuidado! A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, alerta que é preciso estar atento às informações que são compartilhadas dentro das plataformas.
Antes de mais nada, tenha cuidado com as informações sobre você mesmo que você vai disponibilizar na plataforma. É preferível usar um pseudônimo em vez do nome completo, para evitar que a outra pessoa encontre mais informações pessoais sobre você. Além disso, não é recomendado o fornecimento de dados sobre formação ou local de trabalho, a fim de manter a privacidade do usuário até que seja confiável falar mais abertamente sobre esses tópicos.
Leia mais:
Quem levará recompensa de R$ 354 mil por entregar Luigi Mangione
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Mulheres vão poder se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro de 2025
"As informações pessoais precisam estar seguras, pois há cibercriminosos atentos ao que os usuários publicam nas redes de relacionamentos apenas para implementar seus ataques e fazer mais pessoas caírem. Se aproveitando da euforia que as pessoas acabam ficando ao procurar um par para comemorar uma data especial", comenta Daniel Cunha Barbosa, especialista em segurança da informação e pesquisador da ESET no Brasil.
No entanto, engana-se quem pensa que o risco está apenas nas informações que ficam compartilhadas na parte "pública" do perfil. É fundamental ter cuidado durante conversas com outras pessoas e ficar atento a alguns tipos de comportamento que podem indicar que aquele pretendente é, na verdade, alguém tentando roubar seus dados ou vazar informações pessoais na rede.
Abaixo, estão listadas algumas dicas para o uso desses apps com segurança:
Fique atento
Não são poucos os exemplos de usuários que relatam que após uma breve conversa nos apps de relacionamento são convidados a continuar o diálogo fora dali.
Geralmente, a pessoa insiste para que o pretendente envie fotos do momento atual, contendo informações sobre o lugar onde ele está, alguns detalhes sobre o que ele gosta e como leva a vida, para que seja possível obter mais dados privados da pessoa em potencial.
Desconfie
Tenha cuidado com as atitudes do seu pretendente. Existem casos de pessoas que receberam presentes após um curto tempo de conversa nas redes sociais, em uma espécie de surpresa. Por isso, não forneça informações sobre seu endereço pessoal ou do local onde você trabalha se você ainda não tiver se encontrado pessoalmente com o outro indivíduo.
Pesquise
Se você receber imagens ou vídeos do que seria seu crush, faça uma rápida busca na web para se certificar de que as imagens são verdadeiras.
"É compreensível que os usuários acabem se deixando levar pela ansiedade em conhecer alguém especial, principalmente em uma data tão significativa para quem se sente mais carente. Porém, é justamente nesses momentos que os cibercriminosos se aproveitam, tirando vantagem conquistar a confiança da pessoa que está do outro lado da tela e, com isso, ter acesso a informações pessoais sigilosas, como endereço, círculo familiar e de amizade da pessoa e até dados bancários. O que queremos é que as pessoas possam aproveitar esse momento para se conhecerem, mas mantendo a privacidade e a segurança", finaliza Barbosa.
Dessa forma, a ESET alerta para algumas medidas de segurança que podem ser implementadas em todos os dispositivos para evitar tais ameaças:
• Mantenha sistemas operacionais dos dispositivos que você utiliza sempre atualizados;
• Tenha uma solução de segurança no seu computador pessoal, smartphone e em qualquer outro equipamento que você usa em casa ou no trabalho;
• Utilize o duplo fator de autenticação nos aplicativos que dispõem deste recurso;
• Nunca forneça informações pessoais a desconhecidos;
• Não abra ou clique em links suspeitos, mesmo se eles forem enviados por pessoas que você conhece.